abril 25, 2014

Novos Monstros

Oi gente, tudo bem?
Hoje voltei com mais uma resenha aqui no território.


Aproveitando a inspiração e o fato das impressões a respeito desse livro ainda estarem frescas na memória, trago ao conhecimento de todos, um pouco sobre o livro ‘Novos Monstros’, do autor nacional Newton Cannito, conhecido pelo seriado 9 mm-São Paulo e Cidade dos homens. Além de escritor, também é diretor de filmes e documentários e além deste, tem outros dois livros publicados.

Título: Novos Monstros
Autor: Newton Cannito
Ano: 2009
Editora: Geração editorial
Sinopse: Em Novos Monstros, Newton Cannito traz para a literatura a narrativa politicamente incorreta de alguns dos seus principais trabalhos audiovisuais - a série 9mm: São Paulo (FOX) e o documentário Jesus no Mundo Maravilha (vencedor brasileiro do DocTV Ibero-americano). Com contos de humor corrosivo e estilo narrativo único, o livro apresenta personagens ora grotescos, ora bastante comuns e familiares, revelando a ética e a lógica daqueles que costumamos pensar que não as têm.
Recriando a cidade de São Paulo com seus acontecimentos e fatos mais marcantes, Novos Monstros dá sentido para o caos da cidade e de seus habitantes. E o faz desafiando as idéias e os gêneros, em fábulas diretas e incômodas, que trazem o humor dos cartoons para a literatura. Os temas escolhidos por Cannito são sérios e trágicos, pois tal qual Millor Fernandes, sabe que "Para escrever, o humorista deve escolher sempre o assunto mais sério, mais triste, mias chato ou mais trágico. Só o falso humorista escreve sobre assuntos humorísticos"

Eu admito que não conhecia o Newton Cannito até o momento em que fui presenteada com esse livro, e apesar de não ter muito do estilo de leitura que aprecio, gostei bastante do livro, já que as estórias narradas são bastante atuais e se aproximam muito da nossa realidade, de forma crua e direta.

O livro apresenta vários contos contemporâneos, baseados em fatos do nosso cotidiano, contendo personagens inspirados em alguns tipos nacionais bem pitorescos. Newton Cannito, usa a ironia para contar de forma fictícia traços da personalidade nacional e seus elementos mais obscuros. São histórias surreais, e apesar de seus personagens não existirem, é possível imaginá-los convivendo entre nós, pois a narrativa é bem cotidiana e facilmente identificável, até em algumas personalidades conhecidas da mídia nacional.

A temática dos contos é bem variada, passando por política, economia, ética profissional, corrupção, cinismo, fracasso etc. É como se você estivesse lendo uma notícia de jornal, na versão da vítima ou do bandido, pois o autor atinge vários vieses, enquanto faz uma critica a nossa sociedade e a nossos valores.

Bom, é isso. Espero que tenham gostado.

Aguardo o comentário a respeito desse livro, especialmente se alguém já tiver lido e conheça a obra desse autor. 

Até mais!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo