maio 12, 2014

Vida em fotografia

Hoje, vou falar de uma das minhas grandes paixões... A fotografia.

Soltura de tartarugas do projeto TAMAR

Eu acredito naquele dito que diz que uma imagem vale mais que mil palavras. É fato que quando uma imagem tem importância e significado para quem a vê, nenhuma legenda ou explicação se faz necessária. E é isso que eu busco nas na minha arte de fotografar.

Uma das muitas imagens que captei durante as viagens de campo
Uma paixão que começou quando eu ainda era criança, quando meu pai investiu tudo que recebeu após ser demitido, em um estúdio de fotografia em nossa casa. Na época em que fotografias para documentos (3x4) eram muito procuradas, meu pai obteve êxito na profissão de fotógrafo, e foi em meio ao cheiro de revelador, câmara escura, filmes e papel fotográficos que a paixão começou.

Participantes de um dos concursos nacionais de fotografia, não se classificou, mas foi bem votada
Na época, eu não tinha domínio – e ainda não tenho – da luz e do poder da fotografia, e como os equipamentos fotográficos sempre foram muito caros, é claro que eu não tinha livre acesso ao uso do estúdio. Até porque, não se pega numa câmera e sai por aí fazendo belas imagens. É preciso técnica, estudo, um bom equipamento, mas acima de tudo, é preciso ter um bom olhar, e isso é algo muito individual de cada pessoa, por isso que existem tantos estilos diferentes e cada vez mais a fotografia se atualiza e se inova. Então precisamos estar sempre correndo atrás.

Foto premiada em concurso nacional. Ficou em 10º na categoria lugares.
Eu sempre fotografei com câmera 135mm/110mm, mas devido ao uso do filmes, que nos limitava ao máximo de 36 poses por vez, além do gasto para revelar, não era capaz de captar através da lente tudo o que gostaria. Mas quando entrei na universidade, a necessidade das imagens para os relatórios e registros das atividades de campo, tornaram essencial possuir uma câmera, e foi então, que minha “carreira” como fotógrafa amadora começou. Durante os quatro anos de curso, devo ter feito mais de 10 mil fotos. Mas somente após concluir o curso foi que pude fazer um verdadeiro curso de fotografia, o que aprimorou o conhecimento que eu já possuía, lendo e pesquisando por conta própria.

Ensaio de noivos
E a partir daí, participei de concursos fotográficos, conseguindo um décimo lugar, recebi convites para ter minhas fotos em livros didáticos e para vender minhas fotos em sites especializados. Recompensas que podem parecer pequenas, mas enormes para alguém que está engatinhando na fotografia.

Ensaio de gestante

          O resultado, vocês podem conferir no meu flickr. Lá se encontram essas e muitas outras imagens. E quem se interessar, pode participar do grupo que administro sobre o assunto no facebook: Vida em fotografia

Após essa introdução, postarei futuramente mais coisas sobre fotografia, dicas, imagens, histórias, etc... Até mais!

 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo