junho 29, 2014

Labirinto

Sempre que penso em adquirir um livro, faço uma pesquisa prévia, a fim de saber a opinião dos leitores, ver a sinopse e informações sobre o autor, a fim de tornar a experiência de uma nova leitura a melhor possível.
Quando vi o livro “Labirinto” sendo oferecido no sebo virtual, fui logo à busca de maiores informações a respeito desse título e logo me interessei pela sinopse, que falava de uma trama pautada em segredos que se mantinham através de oitocentos anos. Porém, quando pesquisei resenhas e opiniões de leitores, inclusive no Skoob, vi que alguns leitores não curtiram tanto o livro, pelo que prometia as quase 600 páginas escritas pela então desconhecida pra mim, Kate Mosse.
Dentre alguns comentários, estavam de que a leitura era difícil, os capítulos eram longos, havia muitas descrições e expressões em francês antigo, que deixariam o leitor voando... Bom, vou contar o que eu achei.
Não sei se eu estou num estágio mais avançado de leitura que das pessoas que opinaram sobre “Labirinto”, mas a primeira impressão que tive, foi de um trabalho muito bem escrito, a partir de uma minuciosa pesquisa de campo, onde a paisagem retratada nos dois períodos em que a narrativa acontece, aparecem muito claros na imaginação de quem está lendo, e as descrições ajudam muito a nos sentirmos parte de um enredo muito bem contado.
Em nenhum momento eu senti dificuldade na leitura, achei-a muito clara, apesar dos vários detalhes que às vezes pareciam não ter valor, mas que logo se mostravam importantes. Achei que cada capítulo possuía a quantidade de páginas necessária ao entendimento do texto, sem se tornar enfadonho. Apesar de que, me incomoda um pouco, quando a história se divide em dois períodos distintos, já que tenho uma péssima memória e acabo me perdendo, mas no caso de “Labirinto”, esse tipo de divisão foi essencial para manter o clima de suspense da narrativa, pois sempre que algo muito importante estava para acontecer, o capítulo terminava, voltando a outro período e nos deixando ansiosos por mais leitura. E esse foi o segredo que me fez ler sem nenhuma preguiça todo o livro.
Eu gosto muito de livros, onde o personagem principal é uma mulher, vejo-as como heroínas, e nesse livro temos duas mulheres que nos encantam a cada capítulo, pela força, determinação e inteligência. Mas também há personagens masculinos apaixonantes, daqueles que gostaríamos de conhecer na vida real.

Se teve alguma coisa que não gostei no livro? Em pelo menos um ponto, eu vou ter que concordar com aqueles que opinaram sobre “Labirinto”. As frases e expressões em francês realmente nos deixa voando, e mesmo que a autora tenha deixado um glossário ao final do livro (que eu só descobri quando terminei =/), não ajuda muito na compreensão de tudo que é dito. E como sou curiosa, eu corria para o google para traduzir.
No geral, é um ótimo livro! E após tê-lo adquirido descobri que faz parte de uma trilogia. Apesar de eu não ver como a história pode ter continuidade, tendo o final que teve. Aliás, o final é bastante surpreendente, por isso vale a pena a leitura. E já estou a caça dos outros livros que compõe a trilogia...
Outra novidade é que será feita um mini-série baseada na obra. Saiba mais sobre a história e sobre essa novidade aqui.
Espero que tenham gostado, e a próxima leitura, que já selecionei, será algo mais leve, menos denso, com menos páginas hihi... As luzes de Setembro, do Zafón, porque já estava com saudades. 
Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo