julho 12, 2014

Dicas básicas de fotografia

Hoje, vamos falar de fotografia! \o/ \o/ \o/


                Resolvi escrever esse post porque comecei a divulgar meu blog em alguns grupos, e claro, visitei alguns blogs que também estavam sendo divulgados, e notei que muitos possuíam uma sessão "fotografia". Como sou fotógrafa e estou sempre buscando dicas e mais conhecimento, resolvi dar uma conferida e me senti bastante incomodada com o que li.
        Com o advento das câmeras digitais, celulares com câmera de até 45 megapixels e aplicativos como instagram, banalizou-se a  fotografia. Hoje todo mundo se acha "o fotógrafo".


          Alguns blogs estão desvalorizando totalmente a profissão de fotógrafo, onde as dicas de como fotografar bem se resumem a ter um celular com câmera... matem-me agora. É claro que um bom fotógrafo, faz ótimas fotos até com câmera pinhole, mas para isso, é preciso muito estudo e conhecimento técnico da câmera, da luz, e o principal, ter um olhar fotográfico. Essas qualidades não se adquirem apenas fotografando com celular e postando no instagram, mesmo porque, assim como uma câmera pinhole, os recursos presentes nas câmeras de celular são limitados, por isso é preciso muito estudo, leitura e paixão pela arte de fotografar. Então, resolvi dar umas dicas de fotografia básica para quem deseja fazer fotos com um mínimo de qualidade, mesmo com o celular.

1 - Regra dos terços:

          É o princípio mais básico da fotografia. Nada mais é que um conjunto de linhas que servem para ajudar no enquadramento da foto. Onde essas linhas se cruzam existem os pontos de ouro, que definem o local onde você deve enquadrar o objeto principal da sua fotografia. Isso serve para tornar a foto mais dinâmica, mais organizada e agradável ao olhar, diferente de sempre manter o objeto no centro da foto.

Enquadramento no centro

            Se você folhear revistas especializadas em fotos profissionais ou observar como as cenas são enquadradas na TV ou  em filmes, perceberá que o objeto raramente esta no centro da imagem. 
          Para chegar ao enquadramento ideal, mova-se um pouco para a esquerda ou para a direita, para cima ou para baixo e observe como o enquadramento muda. Às vezes, uma pequena alteração no enquadramento pode dar um efeito surpreendente em suas fotos, e utilizando-se dos pontos de ouro você consegue posicionar perfeitamente o objeto da sua foto no lugar.
             Em algumas câmera mais simples e possível exibir essas linhas no visor para ajudar no momento de fotografar, mas com a prática, o olhar já consegue fazer esse enquadramento sem ajuda.


Enquadramento usando regra dos terços

2 - Composição

        Compor uma boa foto é um detalhe que pode fazer a diferença entre uma boa foto e uma foto qualquer. Existem sites que  trabalham com compra e venda de imagens e estão sempre buscando fotógrafos criativos, que além de fazer fotos de qualidade, conseguem criar boas composições que atraem a atenção do interessado naquela imagem.


A visão da corda que segue em direção ao barco muda a visão da foto

           Sendo assim, é de suma importância treinar o olhar para encontrar sempre a melhor composição antes de sair clicando a torto e a direita.
        Um bom exemplo é a praia: a nossa frente se encontra um belíssimo céu azul, areia branquinha e um monte de água cristalina, tudo muito lindo, mas tudo isso vai parecer igual a de todos os outros lugares mundo se você não incluir na composição um elemento que torne a sua foto única. Compor uma boa foto é incluir no óbvio, elementos que farão com que aquela imagem aparentemente simples se torne algo incrível, espetacular. E muitas vezes um mínimo detalhe pode fazer toda a diferença.

O coqueiro parece competir com o farol; Pegadas indicam o caminho percorrido.


3 - Hora mágica

            É a hora do dia quando os raios solares estão chegando tangencialmente ao horizonte. Nessa hora, as cores ficam mais intensas e douradas, o que deixa as fotos mais vivas e com contrastes ressaltados. É a hora perfeita para qualquer tipo de fotografia ao ar livre, afinal, quer flash melhor que a luz natural? 

Os tons quentes ressaltados 

      A hora mágica ocorre em dois momentos do dia, no início da manhã, logo após o amanhecer e no final da tarde, minutos antes do pôr-do-sol - a hora exata e a duração varia de região para região. Existem sites onde é possível descobrir a melhor hora aí na sua região. 

Repare a gama de cores entre fotos feitas no mesmo local: à esquerda por volta da 11:00h, enquanto a da direita as 17:00h


4 - Fluxo e direção

         O fluxo é o modo como o olhar do espectador "viaja" de um lado a outro na fotografia, criando uma ilusão de movimento (ou ausência dele). Um equilíbrio cuidadoso entre os elementos estáticos e dinâmicos darão um sentido de movimento global em suas fotografias. 

É possível ver que há um longo caminho a percorrer

             Direcionar o objeto fotografado de frente para uma paisagem na fotografia cria a ideia de continuidade. É como contar uma história, mostrando o caminho que aquela pessoa (ou objeto) poderá percorrer.

Será que irá em direção ao mar?


5 - Alinhamento

           Pode parecer uma coisa banal, mas o alinhamento de uma fotografia é muito importante para passar a ideia de profissionalismo nas fotos. Normalmente quando fotografamos na praia, onde é mais comum acontecer, sempre nos preocupamos em enquadrar o objeto da fotografia, posicionando-o de costas pro mar, fazemos o clique e não percebemos que a linha do horizonte lá atrás esta torta. Isso acaba com a imagem, pois o horizonte nunca vai estar inclinado, ele sempre será reto. A não ser que a intenção seja ter o horizonte inclinado, e isso deve estar bem claro na fotografia, o certo é sempre alinhar o horizonte.


Independente do enquadramento, o horizonte mantem-se reto


        Esses são alguns dos princípios básicos para uma boa fotografia, seja com uma boa reflex ou com o seu celular, existem muitas outras coisas que podem te fazer fotografar melhor, pois um olhar criativo é o inicio de toda paixão fotográfica, mas existem muitos elementos que podem interferir positiva ou negativamente na qualidade das suas fotos, por isso um fotógrafo está sempre estudando e se atualizando.
          Como é um assunto muito extenso, continuarei em um próximo post para não ficar muito enfadonho. Dessa forma, aguardo a visita de vocês. Se gostar não deixe de comentar!

PS: com exceção das fotos da flor (que fiz com uma Nikon D90), todas foram feitas com uma câmera compacta sony, acreditem ou não!


Até a próxima!


 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo