agosto 13, 2014

10 filmes relacionados a livros

Ontem eu estava vendo TV e tive a ideia de postar sobre livros que tenham no seu enredo a temática literatura. Como literatura e cinema são sessões importantes aqui no território nº 6, resolvi buscar na memória filmes com essa temática.



Até que não foi tão difícil, já que sou cinéfila e consegui listar para vocês 10 filmes que tem relação com livros, escritores, enfim, que tem relação com a literatura em geral. Existem outros filmes nessa temática que encontrei no google, mas só posso falar com propriedade dos que eu assisti, então me foquei nesses.
A gente sempre encontra sobre filmes baseados em livros, mas nunca sobre livros ou sobre literatura. E cá estou eu, listando os filmes. Confira:




FILME: Louca Obsessão 
ANO: 1992
SINOPSE: O famoso escritor Paul Sheldon sofre um acidente de carro e é socorrido pela enfermeira Annie, que afirma ser sua fã número um. Ela o leva para sua isolada casa e cuida de sua saúde, mas um dia acaba tendo acesso aos originais do próximo livro do escritor e descobre que sua personagem predileta será morta. Essa revelação faz com que sua personalidade doentia se revele e Sheldon se vê à mercê das loucuras da admiradora.





Esse filme é um pouco antigo, mas é muito bom, e o interessante nessa história é que a personagem é muito fã do cara, tem a oportunidade de recebê-lo em sua casa, tendo em vista a circunstância que o levou até lá e ainda lê o manuscrito em primeira mão, mas é louca o suficiente para estragar tudo. Sem entrar em spoilers, é um filme que merece ser visto, especialmente pela brilhante atuação da Kathy Bates, que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz.


FILME: A Múmia
ANO: 1999
SINOPSE: Em 1926, um grupo de arqueólogos descobre uma tumba na cidade perdida de Hamunaptra. Dentro da tumba é encontrado o corpo de Imhotep, o sacerdote do Faraó Seti, que foi mumificado vivo além de ter recebido a mais terrível das maldições por ter dormido com a amante do faraó e, movido por ciúme doentio e amor, ter matado o Faraó. No entanto, quando um dos membros da expedição lê um manuscrito que foi encontrado pelo grupo e traz Imhotep de volta a vida, ele ressurge cheio de ódio e só pensa em reencontrar sua amada e destruir todos que cruzem o seu caminho, trazendo consigo as dez pragas do Egito.



Esse filme é bastante conhecido e uma ótima opção para quem gosta de história antiga e mitologia egípcia, mas o que interessa aqui é o fato de existirem 2 livros fictícios é claro que podem dar e tirar a vida, respectivamente, ou seja, quem souber decifrar os hieróglifos terá o poder da vida e da morte, um artefato que fará o enredo se voltar para ele no decorrer do filme. Além é claro, dos incríveis efeitos especiais.


FILME: Mensagem para você
ANO: 1999
SINOPSE: Proprietária de uma pequena livraria, Kathleen praticamente mora com seu noivo, mas o "trai" através da internet com um desconhecido, pois todo dia ela manda pelo menos um e-mail para ele. Seu misterioso amigo também faz o mesmo e passa pela mesma situação: "infiel" com sua noiva. De repente, a vida dela abalada com a chegada de uma enorme livraria, que pode acabar com um negócio que está na sua família há 42 anos, e ela passa a não suportar um executivo que comanda esta mega-livraria, sem imaginar que é o mesmo homem com quem ela conversa pela internet. Após algum tempo, ele toma consciência da situação, mas teme se revelar e muito menos dizer que se sente atraído por ela.




Esse filme é mais direcionado para o mundo virtual, mas seus personagens vivem dos livros, pois são donos de livrarias, e muitos títulos e citações fazem parte do enredo dessa comédia romântica que tem como personagens principais Tom Hanks, que já nos faz querer assistir, e Meg Ryan. Mas o mais legal é ver na personagem seu amor pelos livros e toda sua dedicação para manter sua pequena, mas aconchegante livraria.


FILME: O ultimo portal
ANO: 1999
SINOPSE: Dean Corso, um especialista em livros raros, é contratado por Boris Balkan, um milionário de Nova York que tem uma imensa coleção sobre ocultismo e um especial interesse em "Os Nove Portais Para o Reino das Sombras", livro este que, reza a lenda, foi co-escrito pelo próprio Satanás e Aristide Torchia, um autor veneziano, e publicado em 1666. O livro é ilustrado com nove gravuras que, quando corretamente interpretadas e combinadas com o texto original, teriam o poder de invocar o Diabo e abrir as portas para o mundo das sombras. Torchia pagou caro por sua transgressão, pois a Santa Inquisição o queimou em uma estaca. Existem apenas três cópias e Andrew Telfer vendeu a sua para Balkan dias antes de se suicidar. Porém, Balkan não tem certeza que a sua seja autêntica, assim Corso seria regiamente pago para ir até Portugal e França, onde estão as outras duas cópias e determinar qual é a verdadeira. Corso, que não acredita no diabo e sim em dinheiro, aceita o trabalho. Tendo em seu poder o livro, para poder comparar com as outras cópias, Corso descobre que está no meio de uma estranha trama na qual uma loira misteriosa sempre surgirá no seu caminho para protegê-lo.

Estrelado por Johnny Depp, esse filme já merece ser assistido apenas por isso, mas o enredo cheio de mistério e algumas mortes coloca o espectador em contato com o atraente mundo do ocultismo e todo o simbolismo contido nos três misteriosos livros, aparentemente iguais, e que junto trazem um conteúdo muito poderoso. Para quem gosta do tema é uma ótima pedida.


FILME: O colecionador de Ossos
ANO: 2000
SINOPSE: Em Nova York, Lincoln Rhyme, um conceituado policial, sofre um acidente e fica tetraplégico. Após quatro anos em uma cama, Rhyme se concentra na ideia de suicídio e tenta convencer os que estão ao seu redor em ajudá-lo na eutanásia. Tudo muda quando um serial killer começa a agir na cidade. Rhyme começa a ajudar no caso e os meios modernos de investigação são levados para sua casa. Amelia Donaghy, uma policial de rua, é orientada por ele na investigação, mas Howard Cheney, o chefe de polícia, é um monumento à incompetência que só sabe criar entraves.




Eu já perdi as contas de quantas reprises desse filme eu já vi. Talvez seja por causa do Denzel Washington que eu amo, mas ele não é o único atrativo do filme, que conta ainda com Angelina Jolie no elenco, e nos remete a mente de um serial killer que deixa pistas a serem desvendadas, a partir de um antigo livro sobre um serial killer. É um ótimo filme para quem gosta do gênero como eu.


FILME: Número 23 
ANO: 2007
SINOPSE: Walter Sparrow é um simplório pai de família, que ganhou um livro de presente de sua esposa, Agatha. Chamado "O Número 23", o livro narra a obsessão de um homem com este número e como isto começa a modificar sua vida. Ao lê-lo Walter se identifica com várias de suas passagens, como sendo situações que ele próprio viveu. Aos poucos ele nota a presença do número 23 em seu passado e também no presente, tornando-se cada vez mais paranoico. Como o livro termina com uma morte brutal, Walter passa a temer que ele esteja se tornando um assassino.





Quem está acostumado a ver Jim Carrey fazendo caras e bocas em filmes de comédia, vai poder conferir seu lado mais sombrio nesse thriller de suspense e adentrar na paranoia do personagem causada pela numerologia. Só pela atuação do Jim, já vale a pena assistir.



FILME: A lenda do tesouro - Livro dos segredos
ANO: 2008
SINOPSE: Quando uma página perdida do diário de John Wilkes Booth reaparece, o bisavô de Ben Gates torna-se o principal conspirador do assassinato de Abraham Lincoln. Querendo provar a inocência do parente, Ben reúne mais uma vez sua equipe e segue uma série de pistas, que os levam de Paris a Londres antes de retornarem aos Estados Unidos.







Apesar de ter ganhado o Framboesa de Ouro, eu gosto muito do Nicholas Cage e desse tipo de filme, talvez por me imaginar num tipo de aventura totalmente improvável como essa, onde até um livro passado de presidente para presidente, contendo todos os segredos americanos, que ninguém sabe se existe de fato é necessário para que se desvende o mistério.


FILME: Coração de tinta
ANO: 2008
SINOPSE: Mo Folchart e sua filha Meggie, de 12 anos, são apaixonados por livros. Desde pequena Meggie teve o hábito de leitura estimulado pelo pai, que trabalha como encadernador de livros. Além disto, eles têm o poder de trazer à vida personagens dos livros caso o leia em voz alta, só que sempre que isto acontece uma pessoa real é inserida nos livros. Até que um dia, ao passear por um sebo, Mo ouve vozes de "Coração de Tinta", um livro que não lhe traz boas recordações. Sua história possui castelos medievais e estranhas criaturas, com este universo tendo aprisionado a mãe de Meggie quando ela tinha apenas três anos. Mo sempre desejou encontrar o livro e salvar a esposa, mas agora precisa lidar também com o sequestro de Meggie por Capricórnio, que deseja dar vida a diversas criaturas malignas.

Esse é um dos filmes de fantasia mais interessantes que já assisti. É baseado num livro de mesmo título, e fala sobre um livro cheio de personagens fantásticos, que saem das páginas a partir do poder da leitura. O enredo é ótimo e a história foi muito bem retratada no filme, além de nos estimular a ler, mas no caso da história do filme, é melhor não rs.


FILME: O livro de Eli
ANO: 2010
SINOPSE: Em um futuro não muito distante, 30 anos após o término da última guerra. Eli é um homem solitário, que percorre a América do Norte devastada. Ele apenas deseja paz, mas ao ser desafiado não foge à luta. Seu principal objetivo é proteger a esperança da humanidade, a qual guarda consigo há 30 anos, sendo que para tanto faz o que for preciso para sobreviver. O único que compreende seu intento é Carnegie, o autoproclamado déspota de uma cidade repleta de ladrões. Ao mesmo tempo Solara, a filha da companheira de Carnegie, fica fascinada com Eli pela possibilidade de que ele lhe mostre o que há além dos domínios que conhece. Só que Carnegie está disposto a impedir sua cruzada, para recuperar Solara e também conseguir o valioso objeto que Eli protege.



A visão do cara que escreveu esse filme é de um brilhantismo ímpar. Ele imaginou um mundo pós-apocalíptico onde a esperança está concentrada em um livro único que é cobiçado pelo pior tipo de pessoa, e Eli é o guardião desse “tesouro”, a fim de impedir que ele caia em mão erradas. Mas o final do filme é o mais surpreendente de tudo.



FILME: A menina que roubava livros
ANO: 2014
SINOPSE: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe e brinca com o amigo Rudy.






Acho que todo mundo já leu esse livro e conhece a história, mas eu gostei muito do filme por ter se mantido fiel a quase tudo e ter nos emocionado tanto quanto o livro. Afinal, sempre que o tema é 2ª guerra, nazismo, holocausto a carga emocional contida num livro/filme é muito grande.

Obs: Os filmes estão listados em ordem de lançamento.

E aí, já assistiu algum desses filmes? Conta pra gente o que achou!

      Se são superproduções ou não, não importa. O importante é saber que livros são inspiradores, não somente para quem apenas lê, mas para todos que extraem da imaginação do escritor o necessário para produzir filmes incríveis, pois esses também são leitores.

          Até a próxima!!!

 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo