setembro 22, 2014

Tipos de câmeras 1

           Oi gente, tudo bem?
Aproveitando essa segunda ensolarada, início da primavera, vim postar para vocês sobre tipos de câmera. Esse post terá 2 partes e falará sobre os principais tipos de câmera. Vou começar falando das principais existentes no mercado, compactas, prosumer e DSLR.


Fazia um tempão que estava querendo fazer esse post, mas estava com tempo muito corrido, mas o fim das provas na faculdade me deram algumas horinhas livre para me dedicar ao blog.

Antes de começarmos, é preciso ter em mente que não existe uma câmera perfeita. Mesmo que existisse, no próximo semestre seria lançada a Perfeita 2.0.

Outra coisa é saber a diferença entre aqueles nomes que as câmeras possuem. Para facilitar a diferenciação, as próprias marcas criaram nomes para separar os modelos básicos dos modelos avançados. A Canon por exemplo, utiliza o nome PowerShot para os modelos mais básicos e a sigla EOS para os modelos mais avançados. No caso da Nikon, a série COOLPIX identifica os modelos mais básicos, e a série "D", os modelos mais avançados.
         
Então, vamos lá?

Compactas (Point-and-Shoot):

         São aquelas câmeras que as mulheres carregam em suas bolsas, possuem lente que se projeta fora da câmera (às vezes até com zoom ótico), porém não possuem recursos manuais e seu sensor é muito pequeno.
         A principal característica das câmeras compactas é seu tamanho reduzido. Geralmente são bem fáceis de operar com a ajuda dos modos de cena, que ajustam a configuração da câmera automaticamente, e por isso elas também são chamadas de point-n-shoot (apontar e clicar).
       Dentro dessa categoria existem as câmeras "compactas avançadas", que possuem muitos recursos semelhantes aos das câmeras DSLR, como o modo "manual", bom desempenho em ambientes mal iluminados, alta velocidade e boa performance na captura de vídeos Full HD progressivos. E existem as "super compactas", que possuem dimensões ainda mais reduzidas, e permitem que você leve sua câmera para todo lugar discretamente. Alguns modelos oferecem alta resolução e recursos extras (como as câmeras à prova d'água) a preços razoáveis. 


Prosumer, Bridge ou Superzoom:

        São aquelas câmeras um pouco maiores que não trocam lentes, possuem regulagens manuais e um sensor um pouco maior.
        Esses modelos têm "cara de profissional", oferecem zoom poderoso e a possibilidade de ajustes manuais de velocidade, sensibilidade (ISO) e abertura. O formato do corpo da câmera permite que a ótica seja explorada de maneira semelhante às câmeras DSLR, mas claro, com várias limitações: lentes fixas, aberturas limitadas e sensores pequenos.
         Gente, a minha é dessas e quando resolvi comprá-la, achava o máximo! Mas quando você começa a se profissionalizar percebe que ela não alcança o potencial do seu olhar, ou seja, ela tem limitações que só quem trabalha com fotografia consegue diagnosticar. Fora isso, é um equipamento incrível que eu realmente recomendo para quem gosta de fotografar, mas não pretende viver disso.
      A portabilidade das superzoom não é lá das melhores. Elas são menores que as DSLR, mas mesmo assim chamam a atenção, e carregá-las pode ser um pequeno incômodo para quem não está acostumado a andar com a "tralha fotográfica".


DSLR:

       São aquelas câmeras “grandes” que você pode trocar as lentes e possui todos os recursos manuais, mas também possui modo automático que ninguém usa e possuem sensores maiores que as prosumer, ou muito maior (no caso o full frame).
       As câmeras DSLR são as mais indicadas para quem deseja ingressar no mundo da fotografia manual e profissional, a partir das versões mais básicas, também conhecidas como "de entrada".
           A possibilidade de troca de lentes oferece muitas possibilidades, desde as lentes 50 mm bastante utilizada para fotografar retratos, teleobjetivas para paisagens e motivos distantes, bem como as lentes macro para fotografia de detalhes, (falaremos sobre isso futuramente), tornando o equipamento mais sofisticado, porém mais pesado e mais caro.
          Mas o que significa DSLR? São câmeras digitais ("D") em que a imagem "enxergada" pelas lentes é exatamente a mesma vista no viewfinder, através do seu jogo de espelhos "Single Lens Reflex (SLR)" (ao pé da letra, "reflexo de uma única lente").       

Apesar desta ser a definição correta do termo "DSLR", muitas pessoas associam a sigla à possibilidade de trocar a lente da câmera, mas isto não tem nada a ver. As câmeras que permitem troca de lentes, possuem o sistema de "lentes intercambiáveis"; câmeras DSLR são as que permitem ao usuário ver exatamente o que as lentes estão enxergando.



          Como vocês podem ver, o número de opções disponíveis é imenso, confunde até os mais experientes. O segredo é focar na funcionalidade que você precisa, com alta resolução, bom desempenho em ambientes escuros, à prova d'água, proteção contra choque, estabilização de vídeo, entre outros, e abrir mão de recursos que não te fará falta.

           Para quem pretende aprender mais sobre fotografia, a DSLR de entrada é a melhor opção. Os modelos básicos de todas as marcas podem ser encontrados por bons preços e todas oferecem recursos muito interessantes.      

            Além dos sites das próprias marcas, é possível fazer um comparativo de câmeras, como no site Câmera x Câmera, caso você esteja em dúvida sobre qual escolher e não encontrar muitas informações na loja. 

             Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobres os tipo de câmera e que essas informações ajudem a quem está pensando em comprar e ficou em dúvida sobre qual escolher. E quem já possui, não deixe de nos contar sobre a experiência de compra e escolha... qual é a sua?

           No próximo post irei falar das câmeras pinhole, instantâneas e os Smartphones. Não deixem de conferir!

OBS: Imagens pescadas no google

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo