outubro 25, 2014

Pedro Bandeira

Oi gente, essa semana aconteceu aqui em Natal a CIENTEC que é a Feira de Ciência e Tecnologia da UFRN. E para comemorar os 20 anos desse superevento científico, veio proferir a conferência de abertura do evento, ninguém menos que Pedro Bandeira!!!!

Pedro Bandeira na conferência de abertura da XX CIENTEC
Se você não o conhece, é porque provavelmente não leu muitos livros durante a infância e pré-adolescência. Mas eu vou aproveitar o momento para apresentá-lo a vocês.

Nasceu em Santos, SP, em 9/3/1942. Em 1961, para estudar Ciências Sociais na USP, mudou-se para a capital de São Paulo. Atualmente reside em uma chácara na região de Mata Atlântica próximo a São Paulo.
            Cursou os quatro anos do antigo "curso primário" em grupos escolares da prefeitura da cidade. Em seguida, o antigo "ginasial" e o antigo "científico" no Instituto de Educação Canadá, do estado.


Registrando o momento
            Desde muito jovem, ainda em Santos, dedicou-se com entusiasmo ao teatro amador sob os auspícios de Patrícia Galvão, a Pagu, e foi por anos parceiro do grande dramaturgo Plínio Marcos. Ao transferir-se para São Paulo, fez teatro profissional como ator, diretor, cenógrafo e trabalhou com teatro de bonecos até 1967, além de dar aulas de Literatura Brasileira e Portuguesa para o Ensino Médio. Trabalhou em televisão em 1963 como apresentador de programas dirigidos para a jovens e, de 1969 a 1984, protagonizou dezenas de comerciais para televisão. Desde 1962, porém, sua principal atividade profissional (aquela que lhe permitia a sobrevivência) foi a de jornalista (redator e editor) e em seguida a de publicitário (redator, diretor de criação e diretor de marketing).

         A partir de 1972 começou a escrever histórias para crianças, publicadas em revistas e vendidas em bancas de jornal pelas editoras Abril, Saraiva e Rio Gráfica, até que, em 1983, com a publicação de sua primeira história em formato de livro (O dinossauro que fazia au-au, pela Editora Moderna), passou a dedicar-se exclusivamente à criação de livros infantis e juvenis.

         É o autor de literatura juvenil que mais vende no Brasil (10,8 milhões de exemplares até 2009, além de 11,2 milhões adquiridos pelo governo federal para distribuição às bibliotecas escolares).

        Como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o Brasil. É casado com Lia, tem três filhos (Rodrigo, Maurício e Marcelo) e uma porção de netinhos: Melissa, Michelle, Beatriz, Júlia e Érico.

Premiações:
Prêmio Colunistas – Melhor anúncio de mídia impressa – 1979.
Prêmio Colunistas – Melhor anúncio de mídia impressa da década de 70
Prêmio Jabuti (Câmara Brasileira do Livro): O fantástico mistério de Feiurinha – Melhor Livro Infantil – 1986
Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte): A marca de uma lágrima – Melhor Livro Juvenil – 1986
Tão criativo o autógrafo que meu amigo recebeu!
Prêmio Adolfo Aizen (Academia Brasileira de Letras e União Brasileira de Escritores): Chá de sumiço – Melhor Livro Infantil – 1992
Prêmio Altamente Recomendável Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil: A princesa e o pintor – Categoria Tradução-Informativo – 2001
Prêmio Altamente Recomendável Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil: Caras, carinha e caretas – alimentos com sentimentos – Cat. Reconto – 2001
Título de Cidadão Paulistano – Câmara Municipal de São Paulo – 2003



São 45 livros publicados, entre infantis e juvenis, dentre eles, os principais, são:

A Droga da Obediência*; 
A Droga do Amor*; 
A Marca de Uma Lágrima*; 
O fantástico Mistério de Feiurinha...

* Livros que eu li. Além dos citados, também li: Pântano de sangue.

         Todos são livros de aventura, muito intensos, do tipo que prende a atenção, ótimo para quem está iniciando leituras mais sérias.


        Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre Pedro Bandeira. Sou suspeita em falar, pois cresci lendo seus livros e agora tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente, mas devo dizer que ele é um incrível contador de histórias, muito simpático e acessível. Acho até que vou escrever-lhe...

Até a próxima!!!

 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo