janeiro 19, 2015

Indicados ao Oscar

Oi gente,
está chegando o dia da maior premiação do cinema, o Oscar! E eu, como cinéfila de carteirinha, não poderia deixar que postar sobre os filmes que estão concorrendo esse ano.


Desde o ano passado, oito filmes concorrem na categoria de Melhor Filme, uma forma de evitar que filmes merecedores acabem ficando fora da premiação. Anteriormente apenas cinco concorriam, assim como em todas as outras categorias. Sendo assim, temos mais opções de bons filmes para torcer e para nos fazer ir ao cinema com mais vontade. 

Então, vamos conhecer os concorrentes desse ano:

Sniper Americano

Lançamento: 19/02/2015
Direção: Clint Eastwood
Gênero: Guerra/Biografia
Sinopse: Adaptado do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History, este filme conta a história real de Chris Kyle, um atirador de elite das forças especiais da marinha americana. Durante cerca de dez anos, ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação.

Tendo Clint Eastwood como diretor nós já sabemos se tratar de um filme intenso e cheio de emoções. Fiquei surpresa e triste por ele não estar entre os concorrentes a melhor diretor. Ainda assim, além de concorrer a melhor filme, Sniper Americano também concorre nas categorias de melhor ator (Bradley Cooper), roteiro adaptado, edição, mixagem de som e edição de som. 
Espero que os cinemas aqui de Natal exibam. 


Birdman

Lançamento: 29/01/2015
Direção: Alejandro González Iñárritu
Gênero: Comédia/Drama

Sinopse: No passado, Riggan Thomson fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner, Lesley e Laura, Riggan precisa lidar com seu agente Brandon e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.

Desde que vi o trailer dessa filme me interessei em assistir. Não apenas por eu gostar muito do Michael Keaton, mas pela própria história que é um drama, mas que também é uma comédia. Tipo, seria cômico se não fosse trágico, sabe...
Birdman, além de melhor filme, concorre em mais 8 categorias: Melhor ator (Michael Keaton), direção, ator coadjuvante (Edward Norton), atriz coadjuvante (Emma Stone), roteiro original, fotografia, edição e mixagem de som. Ou seja, são nove motivos para estar no cinema dia 29/01.
Levou o Globo de Ouro de melhor roteiro e melhor ator de comédia.

Boyhood – Da Infância à Juventude

Lançamento: 30/10/2014
Direção: Richard Linklater

Gênero: Drama
Sinopse: O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.

A ideia desse filme foi muito interessante. O diretor poderia simplesmente ter mudado o ator conforme ele fosse crescendo, mas ele gravou durante doze anos e isso, pelo visto, lhe rendeu um ótimo filme.
Concorre nas categorias de direção, melhor atriz coadjuvante (Patricia Arquette), roteiro original e edição.
Levou o Globo de Ouro de melhor filme de drama, melhor diretor e melhor atriz coadjuvante.

O Grande Hotel Budapeste

Lançamento: 03/07/2014
Direção: Wes Anderson
Gênero: Comédia/Drama/Policial
Sinopse: No período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.

Pelo trailer parece ser um filme do jeito que eu gosto, e o fato dele estar concorrendo a nove categorias, já nos dá um indício disso. É uma pena ele não ter sido exibido nos cinemas daqui, mas nada que a internet não resolva hehe
Suas categorias, além de melhor filme são: direção, roteiro original, fotografia, edição, designer de produção, maquiagem, trilha sonora e figurino. 
Levou o Globo de Ouro de melhor comédia ou musical.

O jogo da imitação

Lançamento: 05/02/2015
Direção: Morten Tyldum

Gênero: Biografia/Drama
Sinopse: Esta biografia de Alan Turing acompanha sua ascensão no mundo da tecnologia, quando seus conhecimentos inestimáveis em matemática, lógica e ciência da computação contribuíram com as estratégias usadas pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, este homem tinha diversos conflitos com sua própria homossexualidade, buscando soluções de cura, e vindo a cometer suicídio em 1954.

Esse filme está sendo muito bem falado e é capaz de ser o grande vencedor, mas saibam que a minha torcida não é para ele, que está concorrendo nas categorias de: direção, melhor ator (Benedict Cumbertatch), atriz coadjuvante (Keira Knightley), roteiro adaptado, edição, designer de produção e trilha sonora.

Selma

Lançamento: Sem previsão
Direção: Ava DuVernay

Gênero: Drama/Histórico/Biografia
Sinopse: Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr, que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

Todo filme biográfico é sempre bom de assistir, pois você conhece um pouco mais sobre a história daquela personalidade. O filme concorre em apenas duas categorias, mas ainda assim, vale a ida ao cinema. 
Além de melhor filme, também concorre com melhor canção.
Ganhou o Globo de Ouro de melhor canção original.

A teoria de tudo

Lançamento: 29/01/2015
Direção: James Marsh
Gênero: Biografia/Drama

Sinopse: Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide e a descoberta de uma doença motora degenerativa,  quando ele tinha apenas 21 anos.

Desde que vi o trailer fiquei na expectativa, pois tinha certeza que ele seria um dos indicados. É um dos meus favoritos da lista e espero que dentre as cinco categorias ao qual concorre ele ganhe alguma.
Sua categorias concorrentes são: melhor ator (Eddie Redmayne), melhor atriz (Felicity Jones), roteiro adaptado e trilha sonora.
Ganhou o Globo de Ouro de melhor trilha original e melhor ator de drama.

Whiplash

Lançamento:08/01/2015
Direção: Damien Chazelle
Gênero: Drama/Musical
Sinopse: O solitário Andrew é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher, Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental.

Além do que está descrito na sinopse, eu não sei muito sobre esse filme, mas se está concorrendo é porque deve ser no mínimo bom, pois além de concorrer a melhor filme, também está concorrendo a melhor ator coadjuvante (JK Simmons), roteiro adaptado, edição e mixagem de som.
Whiplash já tem o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante para JK Simmons.


Sim, Eddie Redmayne está incrível em A Teoria de Tudo, mas o Michael Keaton também não fica atras e qualquer um dos dois que ganhar me fará muito feliz. Apesar de eu achar que Michael Keaton merece mais pelo conjunto da obra.
Mas eu senti falta de uma grande atriz nesses filmes. Com exceção da Felicity Jones, que não é consagrada nem nada, nenhuma das atrizes desses filmes se destacaram.
Outra coisa que eu queria destacar é que as vezes os filmes que concorrem nessa categoria nem são os melhores filmes, me refiro a filmes de maior bilheteria ou melhor aceitação do público, e sempre me pergunto quais os critérios usados pela academia para selecioná-los. Posso não entender sobre a parte técnica de um filme, mas sei apreciar um bom roteiro. Concordam?

Já me estendi demais...

Vejam a lista completa dos Indicados ao Oscar.
Vejam os vencedores do Globo de Ouro.

E aí pessoal, quais dos concorrentes vocês assistiram ou querem assistir? E qual seu palpite para o grande vencedor? 

Até a próxima!



 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo