maio 15, 2015

Entrevista premiada com Carolina Matsuo

Olá pessoal,

A autora Carolina Matsuo, nossa superparceira aqui no Território nº 6, nos concedeu uma entrevista e de quebra, está presentando um sortudo ou sortuda com um exemplar autografado de O Sumiço de Beatriz, livro que eu já resenhei aqui no blog e que você pode conferir a resenha aqui.


A Carolina, foi muito atenciosa em suas respostas, e para quem já conferiu a resenha do livro ou leu e ficou curioso para saber mais sobre a autora, segue a entrevista:

1 - Quem é Carolina Matsuo, por ela mesma? 

Eu não sou uma pessoa esotérica e nem acompanho tais previsões, mas algumas pessoas já me falaram que eu tenho certas características do meu signo (virginiana). Eu sou uma pessoa bastante persistente e perfeccionista, acredito que por minha formação, aprendi a ser bastante objetiva e crítica. Gosto muito de tecnologia, aerovanes inovadoras, animais e assuntos relacionados a agricultura e meio ambiente. 

2 - Quando você decidiu que queria escrever? (Algum fato que a motivou?) 

A ideia surgiu depois que eu percebi que muitas pessoas, amigos, colegas e familiares me disseram que não gostavam de ler, ou porque não tinham paciência, tempo, ou porque as histórias que liam não as deixavam interessadas o bastante para continuar lendo. Eu fiquei um tempo pensando sobre isso, pois aquelas pessoas talvez nunca sentiram ou raramente tiveram a sensação de quando se lê um livro. A sua mente se abre, você mergulha em um outro universo, imagina fisicamente os personagens, “vê” as situações tão de perto que é como se fizesse parte da história, mas muitas pessoas não conseguiam ter isso, e eu queria fazer alguma coisa a respeito. 

Escrevi O Sumiço de Beatriz com o intuito de estimular a leitura dos jovens adultos e adultos, misturando várias situações, algumas delas inusitadas, encontrando um toque de humor, reflexões, suspense, ação e mistério. Além disso, há momentos que nos faz pensar sobre alguns valores, ética e moral representados por alguns personagens. 

3 - O estilo que você escreve é mesmo que escolhe para ler? 

Sim. Eu adoro livros de ficção que tem uma ponta de realidade, ou que te deixa um tempo pensando se aquilo poderia ter sido real. Mas eu também leio biografias (não todas), romance policial, romance, etc. 

4 - Como se sente com a receptividade das pessoas que leram o livro?
É muito gratificante receber feed-backs dos leitores. Saber que se interessaram pela trama, compraram o exemplar físico ou o ebook e leram até o fim, principalmente porque eu sei que a trama que eu escrevi é um pouco diferente do que se tem no mercado. Não é uma saga, não faz parte de uma trilogia, não é um livro fantástico e nem um romance hot. Eu fiz uma mistura de gêneros que fica difícil de definir o que é. Já vi leitores classificarem como romance policial, outros como ficção científica, outros como ficção de suspense, etc. 

5 - Você se inspirou em alguém para criar os personagens (Beatriz e Tomaz)? 

Todos os personagens são inspirados em pessoas do nosso cotidiano, a maneira como falam, como se comportam, se vestem, os definem. São parecidos conosco, não só fisicamente, mas também pelo interior. Por exemplo, um dos protagonistas, Tomaz, larga tudo para procurar Beatriz e saber o que realmente está acontecendo. Acredito que muitas pessoas tem medo/receio de fazer algo ou de dizer algo para alguém. Não sabem o que podem encontrar, desistem ou não fazem nada, mas aquelas que seguem em frente já são vitoriosas por conseguirem quebrar essa barreira. 

6 - Quais os avatares que pensa quando descreve eles? 

Criar avatares ou fazer associação com pessoas conhecidas, não é uma coisa que eu gosto muito de fazer porque acho que isso limita a imaginação do leitor. Mas como sei que muitas pessoas gostam de ter uma ideia de como seriam os personagens, direi apenas uma representação da relação personagem - ator somente de alguns personagens, ao meu ver, mas gostaria que as pessoas não se limitassem a isso. 
7 - Qual escritor considera de leitura obrigatória? 

Não acredito que exista um escritor de leitura obrigatória. Acredito que as pessoas devem se sentir incentivadas a ler aquilo que gosta. Procurando saber sobre a história e encontrar o que acha melhor para ela. Quando se sente na obrigação, as vezes se torna um coisa chata, desestimulante, porque nem sempre aquilo que eu gosto/quero ler é o que a pessoa quer ler. Muitas pessoas que estão no colégio são obrigados a ler livros que não gostam. Isso é muito desmotivante e alguns deles param de ler pela experiência que tem no colégio. 

8 - Pense rápido: 
  • Autor nacional: Marcos Rey 
  • Um livro: Muito difícil porque cada livro tem a sua peculiaridade. 
  • Uma música: Para cada momento tem uma. 
  • Um filme: Assim como a música, para cada momento e época tem um. Tem muitos filmes bons e de gêneros diferentes. 
  • Uma frase: "Que os nosso esforços desafiem as impossibilidades. Lembrai-vos que as grandes proezas da historia foram conquistas daquilo que parecia impossivel." (Chaplin) 
9 - Conte-nos seus projetos e lançamentos. 

Estou pensando em escrever uma história de outro gênero. Ainda não está no papel. 

10 - Qual mensagem ou conselho você dá para quem quer se aventurar nesse mundo da literatura? 

Nada é feito de um dia para o outro. Quem pretende escrever um livro, tenha bastante paciência e seja perseverante. Para os leitores, desejo que “O Sumiço de Beatriz” deixe-os incentivados a ler cada vez mais, e para aqueles que ainda não tem esse hábito, então que esse seja o começo!

E agora vamos a promoção \o/ \o/ \o/


O Território nº 6 em parceria com a autora Carolina Matsuo sorteiam um exemplar autografado de O Sumiço de Beatriz. Para participar é bem fácil:
  • Preencher corretamente todas as entrada obrigatórias do Rafflecopter;
  • Ter endereço de entrega no Brasil;
  • Comentários sem conteúdo como "gostei", "participando", etc. serão desclassificados;
  • Ao fim da promoção apenas 01 ganhador será contemplado;
  • O ganhador terá o prazo de 2 dias (48 horas) para responder ao e-mail que lhe será enviado. Caso não o faça, um novo ganhador será sorteado;
  • O prêmio será enviado em um prazo de 30 dias a partir da data de resposta do e-mail enviado;
  • O blog não se responsabiliza por extravio ou atraso na entrega dos Correios, bem como por entrega não efetuada por motivos de endereço incorreto, fornecido pelo próprio ganhador;
a Rafflecopter giveaway

A promoção é válida de 15/05 a 31/05, tendo seu ganhador anunciado dia 01/06 na fanpage do blog;
O envio do prêmio ficará a cargo da Carolina Matsuo.

Não deixem de participar e que a sorte esteja sempre com vocês!!!

Até a próxima!!!

 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo