maio 25, 2015

O Teatro Mágico

Oi gente, tudo bem?
Ainda no clima do show do Teatro Mágico e como prometido, trago hoje para vocês uma postagem especialíssima sobre esse grupo que pelo que percebi, poucos (ainda) conhecem o trabalho da trupe.


É claro, que eu fui buscar na Página Oficial do grupo e na Wikipédia (fonte fidedigna, pois foram os próprios quem escreveram o material), informações que lhes apresentasse com mais veracidade o quanto o grupo é importante para o cenário musical atual, visto que, nosso repertório musical tem se resumido a funk, arrocha e sertanejo universitário. Acho que não preciso nem dizer o quanto isso é triste, neh.

No site oficial, é possível conhecer um pouco mais sobre a história do grupo, ver fotos, a discografia, comprar suvenires e camisetas, assistir vídeos e acompanhar a agenda de shows.



Conhecido pela renovação da cena musical jovem no Brasil, o grupo O Teatro Mágico conquistou, desde 2003, além dos quatro álbuns de estúdio, formação de plateia, musicalidade própria e a consolidação de uma identidade autoral, reconhecida pelo diálogo com as artes circenses, o teatro, a dança, a literatura, o cancioneiro popular, a política e a poesia. 




“É como se o mundo mágico, que ainda se mantém, se aproximasse de um novo imaginário do século XXI”





Como já foi dito, o grupo surgiu em Osasco/SP no ano de 2003 criado por Fernando Anitelli, que é um cientista social, ator, músico e compositor, que recebeu o apoio de amigos e artistas que acreditaram no espírito do projeto de música livre na América Latina, o uso vanguardista de redes sociais como Facebook, Twitter e Youtube, além da criação da inusitada sigla MPB (Música para Baixar). Pioneira, no Brasil, na divulgação da música na Internet e do disponibilizar para download gratuito – em uma época em que poucos artistas usavam esse meio. 

Veja o Fernando Anitelli sem make aqui.



Inspiradas nas obras de Hermann Hesse, escritor alemão ganhador do Prêmio Nobel de Literatura que apresentou o conceito de teatro mágico em seu livro O Lobo da Estepe, as composições tratam dos personagens que as pessoas precisam assumir nas diversas situações do cotidiano. As canções vão sendo intercaladas pelo traçado tecnológico de ruídos telefônicos, sinais de rádio e mensagens de voz. Os integrantes da trupe se apresentam maquiados e vestidos de palhaço, que trazem a ideia do "personagem interno" escondido em cada um de nós.

Na verdade, a inspiração vem de vários grandes nomes na poesia e da literatura, como Mario Quintana e Fernando Pessoa, por exemplo. E as letras possuem teor social, político e poético, numa rica mistura musical. #MúsicaComConteúdo



Em onze anos de intenso trabalho, mesmo sem nenhum apoio de gravadoras ou campanhas midiáticas, foram recordistas de público na Virada Cultural de São Paulo em 2007 e 2008, possuem mais de 500 mil álbuns vendidos e mais de 8 milhões de downloads gratuitos. O Teatro Mágico aponta para novos horizontes e possibilidades estéticas e musicais, incluindo novas parcerias profissionais. Tal fato gerou ódio e talvez inveja em muitos produtores e gravadoras que começaram a ver que o bom artista não precisa se "prostituir" para fazer sucesso, vender CDs e realizar shows.

Discografia:

O segundo Ato - 2008
Grão do Corpo - 2014


Todos os CDs estão disponíveis para download, basta clicar sobre o disco desejado.

O Teatro Mágico encanta a todos por onde passa e segue conquistando novos públicos. Mesmo não tendo definido qual público queria atingir, OTM vai encantando jovens, adultos e crianças por onde passa. Hoje no show vi muitos pais que não estavam apenas acompanhando seus filhos, mas curtindo o show com os olhos de quem vê a magia de um espetáculo para os ouvidos, para os olhos e para a alma...


Me sinto muito feliz pelo privilégio de poder ver o grupo de perto e de poder compartilhar com vocês a magia dessa trupe, que faz um trabalho todo independente, mas que precisa do nosso apoio e divulgação dessa arte. Torço para que eles continuem com todo esse sucesso, alcançando todos os público, pois sua música merece ser ouvida. 

Para quem não teve a oportunidade de ouvir a playlist que selecionei, basta clicar AQUI.

Bom é isso. Espero que tenham gostado da postagem. Selecionei algumas imagens que fiz durante o show e as outras estarão disponíveis em breve, no meu Flickr e na minha página pessoal do Facebook.

Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo