maio 21, 2015

Top 5 - Livros Nacionais

Oi gente,
aproveitando a madruga para preparar esse post, resolvi falar sobre os cinco livros nacionais que estou querendo muito ter/ler.


Como já falei por aqui, quando comecei a ler vorazmente, em 2012, passei a pesquisar livros que foram bem comentados, com boas críticas e é claro, como boa sinopse também. Acabei chegando a uma pequena lista que foi crescendo com o passar do tempo.
É claro que foram surgindo outras prioridades, outras leituras e muitas promoções, entre outras coisas, e esses livros acabaram ficando para trás na lista de leitura, mas isso não significa que eu tenha desistido deles. Confiram:


Ainda não te disse nada - Maurício Gomyde

Ano: 2011 Editora: Porto 71
Sinopse: "Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...

Preço Saraiva: Indisponível
Preço Amazon: Indisponível


Eu acabei de comprar 'A máquina de contar histórias' do mesmo autor, pois não consegui encontrar esse nas livrarias. Pesquisando nos sebos online, encontrei alguns, mas com o preço um pouco acima da média (em torno de R$ 40,00) para um exemplar usado. É um livro que me fascinou logo que li a sinopse e pelas críticas tenho certeza que é ótimo!



A paixão segundo G.H. - Clarice Lispector

Ano: 2009 Editora: Rocco
Sinopse: Esta obra conta o pensar e o sentir de G.H., a protagonista-narradora que despede a empregada doméstica e decide fazer uma limpeza geral no quarto de serviço, que ela supõe imundo e repleto de inutilidades. Após recuperar-se da frustração de ter encontrado um quarto limpo e arrumado, G.H. depara-se com uma barata na porta do armário. Depois do susto, ela esmaga o inseto e decide provar seu interior branco.

Preço Saraiva: Indisponível
Preço Amazon: R$ 18,13



Clarice é sempre um clássico. Esse em especial, vi algumas indicações em sites especializados e como era um título dela que não conhecia até o momento, me deixou muito curiosa pela leitura, pois a sinopse nos intriga logo de cara. Ainda não comprei mas pretendo ganhar comprar.


Chuva de Novembro - Carlos de Andrade

Ano: 2006 Editora: Radier
Sinopse: Caio Graco, um professor de literatura, acredita ter encontrado em sua aluna o grande amor de sua vida. Ele ainda suportaria a loucura de seu coração se este amor não fosse correspondido. Mas ela também o amou no primeiro olhar. 'Chuva de Novembro' fala da dor da perda para ressaltar a felicidade do reencontro, fala da morte para dar dimensão e significado à vida. Fala de um amor eterno que, para se realizar, venceu o tempo, o medo e a morte.

Preço Saraiva: Indisponível
Preço Amazon: Indisponível


Pela sinopse já se percebe que o livro é um primor. Porém, esse livro é uma raridade, não se encontra em lugar nenhum. Pesquisei em sebos e encontrei 1 único exemplar, por R$ 150,00. Não preciso nem explicar porque ainda não o tenho, né?! 

Outono de Sonhos - Adriana Brazil


Ano: 2011 Editora: Novo Século
Sinopse: Nesse romance Helen é uma jovem cheia de sonhos e objetivos a conquistar, filha única de uma família estruturada e feliz. No início da trama ela se vê envolta à expectativa do primeiro dia de aula na faculdade de Letras da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. O talento para escrever rende a Helen o convite para dar continuidade a um projeto parado na faculdade, terminar um conto de amor entre um príncipe e uma plebeia, iniciado pelo escritor e estudante de teatro, Andrew Gamberini, que sofreu um acidente há um ano e abandonou a faculdade. Conforme entra em contato com a trama, Helen descobre-se apaixonada pelo seu autor e viverá intensamente um romance pelas quatro estações do ano. Outono dos Sonhos é uma obra apaixonante, levando o leitor a mergulhar em uma surpreendente e emocionante história de amor.

Preço Saraiva: Indisponível
Preço Amazon: R$ 32,95

Esse livro, apesar de não ser difícil de encontrar, não comprei ainda por avareza mesmo da minha parte, pois achei um pouco caro, tendo em vista minhas finanças limitadas. Mas ainda não desisti, sempre ouvi falar bem desse livro e quero ler. 



O Espaço do Cidadão - Milton Santos

Ano: 2007 Editora: Edusp
Sinopse: A obra de Milton Santos apresenta uma importante contribuição nos estudos da realidade social brasileira, ao analisar os desafios da cidadania diante da organização e produção do espaço brasileiro nos moldes capitalistas. Sugere que a cidadania envolve a dialética relação entre o Estado, a economia, as culturas, etc. No Brasil, a cidadania é regulada, outorgada. O autor perpassa os diferentes momentos históricos e seus aspectos determinantes na condução das não-cidadanias dos brasileiros.

Preço Saraiva: R$ 38,00
Preço Amazon: R$ 38,00

Esse não é bem um livro literário, é mais didático, que me foi apresentado durante a faculdade de geografia, e que eu sempre quis ler, mas nunca tive a oportunidade, pois ele nunca estava disponível nas livrarias locais e eu terminei a graduação sem ter tido o privilégio de ler sobre o tema da cidadania na visão do Milton Santos, que é o pai da geografia nacional. Mas apesar do preço, é um livro que eu quero ter no meu acervo.

Esse foi meu Top 5 de hoje. Espero que tenham gostado de conhecer alguns dos livros nacionais que estão na minha lista, e tendo em vista que atualmente está acontecendo uma valorização da literatura nacional, me sinto muito feliz em compartilhar isso com vocês, pois eu me surpreendi quando descobri que existiam tantos bons escritores surgindo, além dos clássicos.

Não esqueça de deixar seu comentário sobre minhas escolhas. Também estou aberta a outras sugestões de livros nacionais, vai que eu resolvo fazer um Top 10? kkk

Aproveitando, tá rolando promoção de um livro de uma autora nacional que eu tive o prazer de entrevistar. Participe aqui!

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo