maio 27, 2015

Uso da Luz em Fotografia

Oi gente,
já faz um tempão que não trago nenhuma postagem sobre fotografia, mas como surgiu uma demanda, não pude deixar de trazer essas dicas para todos que acompanham o blog e que curtem fotografia.


Como todos devem saber, a palavra fotografia significa escrever com luz, ou seja, a luz é o que deu origem a fotografia, pois desde que essa arte surgiu há 189 anos o princípio básico era o de imprimir a luz em papel usando uma espécie de câmara escura. Saiba mais sobre a história da fotografia aqui.
 
Primeira fotografia de que sem registro (1826)
Mesmo nos dias atuais, com toda a tecnologia das câmeras digitais, a luz continua sendo a principal fonte da fotografia, afinal, sem luz não há cores, não há imagem nenhuma. Mas com o desenvolvimento da arte de fotografar, passamos a conseguir manipulá-la a nossa necessidade e com isso, fazermos fotos melhores e mais bonitas, que passam uma mensagem, utilizando-se de algumas técnicas. Vamos saber um pouco mais sobre isso?

Tipos de Luz

Existem luzes naturais, como a do sol e a da lua, e existem luzes artificiais, como as do flash da nossa câmera ou de lâmpadas que temos em casa, etc. Podemos ter total controle sobre a luz artificial, mas ao fotografar sob luz natural, a tarefa se torna um pouco mais complicada, visto que não temos controle sobre ela. 

Luz Natural x Luz Artificial

Luz Natural

A luz direta do Sol é uma luz que se diz dura, enquanto que se o céu tiver nuvens se torna suave, como se as nuvens fossem um difusor natural dessa luz. A luz da Lua é suave, mas fraca para fotografar, pois na cidade ela é interferida pela iluminação artificial da cidade.

O sol é a melhor fonte de luz que existe, mas é preciso ser bastante atento ao usá-lo para fotografar, pois muda bastante e muito rapidamente e isso interfere drasticamente nas fotos.

Dia de sol x Dia nublado
Luz Artificial

Há àquelas que fazem parte do ambiente onde estamos fotografando, como a luz de um poste, por exemplo, que não pode ser apagada quando não a quisermos e por isso precisamos nos adaptar a elas. Algumas dessas fontes de luz podem ser consideradas frias ou quentes, e isso também vai interferir na imagem que será captada. Saiba mais sobre temperatura de cor aqui.

Percebam a interferência da iluminação na pele da modelo

Assim sendo, temos os subtipos de luz, que podemos chamar de luz dura e luz suave ou difusa.

OBS: As luzes suaves advém de uma fonte de luz maior e as duras de uma fonte menor. cabe ressaltar que mesmo que o sol seja uma enorme fonte de luz, sua distância faz com que ela pareça pequena e chegue até nós com muita intensidade, proporcionando uma luz dura.

Uso da Luz


Luz Dura

A luz dura é aquela que incide diretamente sobre o objeto fotografado, causando uma sombra bem marcada. Tem como característica gerar uma sombra com contorno nítido no assunto, onde a passagem de luz para sombra é mais brusca, ou seja, gera um alto contraste. O sol, em um dia sem nuvens, projeta exatamente esse tipo de iluminação, como vimos anteriormente. 
Esse tipo de luz é muito utilizado para passar sentimentos como drama ou suspense.

As sombras dão um efeito dramático e ressalta os contornos

Esse tipo de iluminação é ótimo para mostrar o contraste entre o claro e escuro, dando uma ideia de mistério, de que há algo escondido nas sombras. É só pensar em cenas de suspense nos filmes, que também utilizam esses conceitos, na maior parte das vezes a iluminação é dura e com bastante variação entre luz e sombra. Ou seja, se você pretende criar um impacto, opte pela luz direta. Em fotos sensuais, é comum utilizar esse tipo de iluminação, principalmente quando se pretende realçar as curvas da modelo.

Imagem de divulgação do filme A Orfã
Porém, por mostrar contornos mais nítidos, a luz dura realça muitas vezes imperfeições e defeitos, portanto retratos feitos com esse tipo de iluminação devem ser bem produzidos, para que a fotografia não desfavoreça o modelo.

Observem os poros ressaltados pelo alto contraste
OBS: Na fotografia do dia a dia, isso é bem nítido com o uso do flash, principalmente aquele embutido na câmera. Se você quiser uma pele mais bonita, experimente fotografar com uma iluminação mais suave (o flash é extremamente duro) e veja a diferença.

É importante frisar que não há luz melhor ou pior, tudo depende do uso que se pretende fazer dela.

Como o assunto é um pouco extenso e a leitura acaba se tornando cansativa, darei continuidade ao tema numa próxima postagem, onde irei falar sobre luz suave e dicas para suavizar a luz dura utilizando alguns artifícios.

Para quem ainda não conferiu as dicas de fotografia aqui do território e gostaria de ficar por dentro, acessem os links:


Espero que tenha gostado dessas dicas e fiquem ligados que em breve tem mais.

Até a próxima!!!

Imagens ilustrativas pescadas no google imagens.
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo