julho 13, 2015

Dia Mundial do Rock

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje é o Dia Mundial do Rock e eu resolvi fazer uma postagem especial, falando um pouquinho sobre esse que é mais que um gênero musical, é um estilo de vida.


Eu dei uma pesquisada na internet para trazer informações mais precisas e encontrei bastante material, então o que trago é um resumo de tudo que encontrei e como o tempo ficou pouco, acabei não selecionando uma playlist para deixar no post. Peço perdão por isso.




O rock and roll surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início da década de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que, por sua vez, evoluíram do blues, da música country e do rhythm and blues. Outras influências musicais sobre o rock ainda incluem o folk, o jazz e a música clássica. Todas estas influências foram combinadas em uma estrutura musical simples baseada no blues que era "rápida, dançável e pegajosa".



Histórico

Década de 50
Surgiu o Classic Rock, uma mistura de vários gêneros musicais. Nesse período surgiu Elvis Presley, considerado por muitos como o “O Rei do Rock”.


Image and video hosting by TinyPic
Elvis Presley



Década de 60

Tal período foi o mais popular e prolífero do Rock. A combinação do movimento antiguerra e o crescimento do uso de drogas registrado na época originou o pensamento da década. Bandas famosíssimas como Beatles, Rolling Stones, The Doors e Pink Floyd surgiram. Foi neste período que surgiu o famoso lema: Sexo, drogas e Rock’n’Roll.”

Década de 70
Nesta fase, a “agressividade” do Rock dos anos 60 havia se esfriado um pouco, proporcionando o retorno de um estilo mais direto e primitivo. Foi na década de 70 que surgiu o Punkrock, o conceito do “faça você mesmo” tomou conta do mundo inteiro através das bandas The Ramones, Iggy Pop & The Stooges e Sex Pistols. Além destes, outros lendários grupos musicais surgiram neste período: Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, KISS e Aerosmith, por exemplo.

Image and video hosting by TinyPic
Aerosmith

Década de 80
Foi marcada pelo peso, atitude e a comercialização. Na questão do peso, surgiu o Heavy Metal, representado por bandas como Iron Maiden e Judas Priest. Além disso, nos anos 80 surgiu o Alternative Rock, gênero musical criado pelas bandas undergrounds que não tinham apoio das grandes gravadoras e que passaram a lançar seus discos de forma independente.

Década de 90
Sem dúvida, foi a época do hard rock, liderado pela banda Guns N'Roses (para se ter uma ideia, o estoque dos discos da banda não duravam nem 24 horas nas lojas). Também foi na década de 90 que surgiu o “grunge”, estilo que tem como características musicais o menor cuidado na polidez do som (grunge tem um significado próximo a "sujo" na língua inglesa) e a criação de letras relacionadas com a depressão e a angústia. Algumas importantes bandas desta fase: U2, Pearl Jam, Nirvana, Foo Fighters, Red Hot Chili Peppers, Coldplay, Blink-182 e Green Day.

Image and video hosting by TinyPic
Green Day

Cenário atual 
No início do século atual, o Rock começou a perder grande parte de seu espaço para o Pop. Contudo, uma nova vertente do estilo, a qual relaciona o rock com a diversidade da música surgiu. Assim, se tornou um elemento crucial para os rockeiros do século XXI a aceitação da heterogeneidade e a exaltação de toda a história do rock.

Curiosidades
Em 1951, na cidade de Cleveland (no Estado do Ohio), o discotecário Alan Freed começou a tocar a mistura de blues, country e rhythm and blues para uma plateia multirracial e a ele é creditado a primeira utilização da expressão "rock and roll" para descrever a música.

Image and video hosting by TinyPic

Uma edição da revista Rolling Stone de 2004 argumentou que "That's All Right", de 1954, o primeiro single de Elvis Presley (com Scotty Moore na guitarra e Bill Black no baixo) para a Sun Records em Memphis foi o primeiro registro de rock and roll na história e a criação do som rockabilly característico da Sun Records.

Dia Mundial do Rock

O Dia Mundial do Rock começou como uma homenagem ao megaevento que aconteceu em 1985, o Live Aid. O evento contou com a participação de grandes artistas, como Paul McCartney, Elton John, Mick Jagger, Queen e David Bowie

É comemorado em 13 de julho, mesma data que as bandas se apresentaram no Live Aid. Nesta data também ocorreu a formação do grupo Rolling Stones, em 1962.

Image and video hosting by TinyPic

Apesar do nome ser "Dia Mundial do Rock", esta data é comemorada somente no Brasil. Ela começou a ser comemorada em 1990, quando duas rádios paulistanas passaram a mencionar a data em sua programação. 

Bom, é isso. Espero que tenham gostado, tentei ser sucinta e ao mesmo passar uma maior quantidade de informação, mas o tema é extenso e para quem não curte, deve ter achado tedioso, mas sei que para quem é "roqueiro" e não sabia muito sobre a história do rock, o texto talvez tenha sido até insuficiente.

Eu particularmente adoro rock, e ouço muitas das bandas mencionadas acima, bem como bandas de rock nacional, pois cresci ouvindo tudo isso e apesar de ser bem eclética e gostar de outros ritmos, é o rock que faz a minha cabeça.

E você, curte?

Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo