julho 27, 2015

Resenha: Precisava de Você

Oi gente, tudo bem?
Na tentativa de recuperar o tempo perdido, em um dia consegui terminar mais um livro da Maratona Literária #MLI2015 e já estou começando outro livro para não perder tempo. Mas antes, passei aqui para deixar minhas impressões dessa rápida leitura.

Image and video hosting by TinyPic

Precisava de você, é um e-book que ganhei em um sorteio de algum blog que não me lembro agora, e por ser um romance, gênero que eu menos leio, cumpre dois dos desafios propostos pela maratona, que são:

Ler um livro que eu ganhei ü
Ler um gênero que eu menos li ano passado ü

É claro que, devido ao atraso nas leituras, acabei bagunçando as semanas temáticas da maratona, mas manterei na mente que ainda estou conseguindo manter um ritmo bom nas leituras, tendo em vista todos os imprevistos que aconteceram. Quem quiser saber quais livros ainda tenho para ler, basta acessar Minha TBR.

Image and video hosting by TinyPic Título: Precisava de Você
Autor: Pedro Guerra
Ano: 2015
Gênero: Romance, Infanto-juvenil.
Editora: Belas Letras
Sinopse: Então está aqui tudo o que eu guardei por algum tempo. A partir de agora eu pretendo escrever, desde o começo, a nossa história (se é que eu posso chamar assim). O nosso (des)romance. Acho que a melhor maneira de se livrar de alguma coisa (neste caso, de alguém) é colocando para fora. Então é isso que eu vou fazer. Eu vou te exorcizar de mim. Que droga. Que droga, Gabriel Vegas. Eu gostava de você pra caramba.
Fonte: Skoob

Narrado em primeira pessoa, na visão da personagem Lola tavares, o livro é uma espécie de caderno de memórias que ela escreve para Gabriel Vegas, o cara "perfeito" que partiu seu coração, onde ela despeja todas as suas emoções na tentativa de abrir os olhos dele, ou melhor, para fazê-lo se colocar no lugar dela e repensar suas atitudes.


“Sim, eu pincelei o resto de você em minha mente. E, misturado ao todo, você ficou perfeito.”


Lola é uma garota de 18 anos que está na faculdade e como em todo romance clichê, ela possui um melhor amigo gay, um gato e vários problemas que toda adolescente tem, e essa foi a sacada do autor, fazer com que todos os leitores se identificassem com alguma coisa relacionada ao enredo, seja a personalidade dos personagens, sejam as situações, sejam os pensamentos e emoções pelo qual eles passam durante toda a narrativa.


“Era como se a fumaça do seu cigarro fosse uma grande nuvem de impossibilidades que eu gostaria de penetrar.”

O livro é classificado como infanto-juvenil, mas eu acho que ele já passou dessa fase, afinal eu imagino que infanto-juvenil tenha mais a ver com primeiro amor, puberdade, esse tipo de coisa, enquanto nossa Lola já está na faculdade, tem alguma experiência em relacionamentos, etc. Mas admito que alguns elementos da trama nos remete a algo mais imaturo por parte dos personagens, como no caso dos desenhos e pequenos detalhes que encontramos espalhados pelas páginas do livro, que sempre nos rementem a algum momento da leitura.


Image and video hosting by TinyPic

É claro que não vou contar o enredo, mas em alguns momentos eu me colocava no lugar da Lola e imaginava o que eu teria feito em seu lugar, e em outros momentos eu queria ser sua mãe ou melhor amiga para aconselha-la a não fazer certas escolhas, mas a verdade é que as vezes a gente só aprende cometendo erros, assim como ela comete e se não fosse assim, a vida não teria graça e não aprenderíamos nada sobre ela.


“Gabriel, você não desapareceu como aquela brisa que passa leve e despercebida. Você foi a ventania, aquele temporal que causou o pior estrago que podia.”


Bom, a escrita é bem leve, fluída e de fácil leitura, o autor soube conduzir bem a história sem deixá-la ficar cansativa ou cheia de rodeios, mesmo sendo um livro curto, tudo acontece nos momentos oportunos e foi muito inteligente a forma como se deu o desfecho, nos trazendo uma reflexão sobre toda a história. No final, há um link, onde podemos acessar mais informações sobre o livro, como a trilha sonora, os itens que aparecem durante a história, e você pode participar deixando uma mensagem ou imagem. Vale a pena conferir no: www.precisavadevoce.vai.la.

Não encontrei erros de revisão e não tenho muito o que falar sobre a diagramação, pois li em e-book, mas pela imagem da capa - que possui duas opções de cores (rosa e azul) e os detalhes que foram colocados no decorrer da história, a editora merece os parabéns, pois tudo se relacionou perfeitamente com a trama. Merece nota 4.

Image and video hosting by TinyPic

Nota 4 porque é um romance, gênero que nunca leio, pois essas histórias sempre me remetem a minha própria história de vida, que não é das melhores e sempre me imagino como as personagens sofredoras, o que não é legal, e é por isso que não gosto de ler romances. #ProntoFalei

Então é isso. Espero que tenham curtido a resenha. Viajei no final de semana e por isso, escrevi a resenha às pressas, mas acho que consegui dizer tudo que achei dessa leitura. Lembrando que ela está disponível no Skoob e no Orelha de Livro.

Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo