setembro 11, 2015

Resenha: A Cartomante

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje, os ventos outonais trazem mais uma resenha para vocês.
A novidade é que é uma resenha de um clássico da literatura brasileira, mas em uma versão em quadrinhos, algo bem diferente e muito legal.

Bom, eu descobri essa maravilha, quando estava na Ecopraça, um evento que rola mensalmente aqui na minha cidade, o qual falarei mais sobre ele em breve e me interessei em resgatá-lo dá árvore de conhecimento que tinha lá e já o li faz um tempinho, mas só hoje trouxe minhas impressões sobre ele.


Image and video hosting by TinyPic
Sinopse: A cartomante é a história de um triângulo amoroso. Depois de anos de distância, Vilela reencontra o amigo Camilo e apresenta-lhe sua esposa, Rita. Paixão, traição e adultério fazem parte desta trama, que tem uma cartomante como personagem chave, selando o destino dos três. 



Título: A Cartomante | Autor: Machado de Assis | Ano: 2006 | Gênero: Conto, quadrinhos | Editora: Escala Educacional
Avaliação: 
Image and video hosting by TinyPic

Então, o livro conta a história de um triângulo amoroso entre Rita, Vilela e Camilo, após o reencontro dos velhos amigos. Mas a trama começa de fato, quando a Rita resolve consultar uma cartomante sobre seus sentimentos e de seu amante por ela. Camilo como sendo um cético, a repreendeu e pediu que esquecesse o assunto, pois ele a queria muito.


“Palavras vulgares; mas há vulgaridades sublimes, ou pelo menos, deleitosas.” 

Mas tudo mudou quando Camilo começou a receber cartas anônimas que informava que o romance dele com a esposa de seu melhor amigo era do conhecimento de todos, o que deixou Camilo muito preocupado, até que um bilhete do próprio Vilela tirou de vez a sua paz...
O desfecho fica por conta de quem já leu ou ficou curioso para descobrir.


“Vexame, sustos, remorsos, desejos, tudo sentiu de mistura; mas a batalha foi curta e a vitória delirante.” 

Como é de se esperar, uma história contada por Machado de Assis não é das mais fáceis, tendo em vista sua escrita rebuscada e arcaica, mas ao ler esse conto em quadrinhos, tudo se tornou muito mais divertido, pelo menos para mim. Eu adorei essa versão, que torna a leitura mais rápida e fluida e você ainda tem as imagens para ajudar a absorver melhor a trama.


“A virtude é preguiçosa e avara, não gasta tempo nem papel; só o interesse é ativo e pródigo.”

Mesmo sendo um conto, que no geral é curto, acredito que alguns detalhes descritivos se perderam, tendo em vista que as imagens já trazem essas informações de forma bem visual. Ainda assim, achei a leitura muito proveitosa e fiquei louca para conseguir os outros exemplares da coleção. Uma boa pedida para quem precisa ou deseja ler os clássicos da literatura nacional, mas não tem acesso ou não gosta dos livros.


“O presente que se ignora, vale o futuro.” 

A qualidade da edição pela editora é impecável, as ilustrações são perfeitas apesar de serem em tons pasteis (nada muito colorido), talvez para trazer seriedade ao enredo, tendo em vista ser em quadrinhos. Não há erros ortográficos e em apenas 48 páginas, é possível se prender a história, e além disso, há uma breve biografia do autor ao final e uma espécie de atividade, pois trata-se de uma edição feita para estudantes. São 15 edições no total, com obras de Lima Barreto, Manuel Antônio de Almeida, Aluísio Azevedo e Antônio de Alcântara Machado, além de Machado de Assis. A ideia não poderia ter sido mais brilhante, não acham?


Image and video hosting by TinyPic

É isso, resenha curtinha, assim como a leitura, que a gente faz rapidamente em alguns minutos, mas muito rica, afinal, estamos falando de Machado de Assis.


Espero que tenham curtido e se alguém conhece esse formato ou já leu alguma história do gênero, não deixe de me contar.

Até a próxima!!!


 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo