outubro 23, 2015

Funções de câmera

Olá pessoal, tudo bem?
Fazia um tempinho que não postava nada sobre fotografia e de repente me bateu uma saudade de trazer essas dicas para vocês que resolvi fazer essa postagem falando sobre algumas funções e dispositivos que nossas câmeras possuem e que as vezes não sabemos para que servem ou o que significa.

Image and video hosting by TinyPic 

Talvez eu esteja extrapolando o básico, mas achei importante falar sobre isso, pois muitas pessoas acreditam que um celular pode substituir uma câmera e sem querer desmerecer as câmera de celulares que estão evoluindo consideravelmente, algumas dessas funções mostram que não. 

Uma coisa muito importante aqui é fazermos uma abstração com relação a câmera, devendo pensar nela como um olho mecânico, afinal ela capta e registra aquilo que nós vemos, e os elementos que irei apresentar vão explicar como a câmera procura atender nossa necessidade de eternizar momentos.

Sensor

É o dispositivo responsável pela gravação da imagem.
O CCD (charge coupled device) é o tipo mais comum e usado na maioria das câmeras, tanto compactas quanto DSLR. Sua capacidade de captura é excelente, pois possui baixo nível de ruído nas imagens, porém tem um alto consumo de energia, consequentemente é um dos principais elementos que fazem com que as câmeras custem tão caro.
Um dos principais fatores que diferem as câmera mais simples das câmeras avançadas é o tamanho do sensor, ou seja, quanto maior o sensor melhor é a câmera, e consequentemente, a qualidade de suas fotos.

Image and video hosting by TinyPic

Tamanho dos sensores

1/2.3 (6mm x 4mm aproximadamente) - É utilizado na maioria das câmeras compactas e celulares.
APS-C (24mm x 16mm aproximadamente) - Utilizada na maioria das câmera avançadas para uso amador e profissionais de entrada . Produz excelentes resultados e por isso é um dos mais usados especialmente em câmeras das marcas Canon e Nikon.
Full Frame (36mm x 24mm) - Também conhecido por 35mm, esse sensor é utilizado apenas em câmeras profissionais de ponta caríssimas!. Produz os melhores resultados com altíssima qualidade de imagem.

Comparativamente:


Image and video hosting by TinyPic
É possível notar que um celular, por melhor que seja precisaria de um corpo muito robusto (como das câmeras DSLR) para comportar um sensor de alta qualidade, o que encareceria muito o seu preço no mercado.

Este sensor é muito sensível e precisa estar sempre protegido de sujeiras e de luz muito intensa. É como um filme, nas antigas máquinas analógicas, que não podia ser exposto à claridade. O que protege este dispositivo dentro da câmera (e já protegia o filme antigamente) é o obturador, do qual falaremos em seguida.


Obturador

a
É uma espécie de cortina, localizada no corpo da câmera, atrás da lente, que serve para proteger o sensor da câmera da luz, como já falamos anteriormente.
Image and video hosting by TinyPic
O obturador é acionado ao clicar para fazer a fotografia e a tarefa do fotógrafo é definir o tempo que ele ficará aberto, ou seja, a velocidade do “abrir e fechar” do obturador - que chamamos de tempo de exposição, para que a quantidade correta de luz entre no mecanismo da câmera. Essa medida é dada em fração de segundos, por exemplo: 1, 1/2, 1/40, 1/250, etc. Quanto maior o número depois do 1/ mais rápido ele será, e quanto menor, mais lento.


Image and video hosting by TinyPic

Abertura do Diafragma

Estrutura que controla a quantidade de luz que passa através da lente.
O diafragma simula a nossa pupila que se dilata e se contrai de acordo coma quantidade de luz do ambiente. Essa medida é dada pela abertura da sua lente: f/1.8 f/2 f/4 f/16, etc… Quanto menor o número, maior é o buraquinho da lente.

Enquanto o obturador é o responsável por proteger o sensor e se abrir apenas brevemente para deixar a luz passar, o diafragma controla a quantidade de luz que chega ao obturador, deixando a passagem maior ou menor, dependendo de sua abertura. Eles trabalham em equipe para que a foto saia perfeita.

Image and video hosting by TinyPicEsta parte da máquina fotográfica se encontra dentro da lente. Ele tem, entre outros, um dos papeis mais fundamentais para a fotografia: controlar a profundidade de campo, mas isso é tema para um futuro post.

O diafragma pode se abrir e fechar, permitindo uma passagem maior ou menor de luz para o obturador e para o sensor. Quanto maior é a abertura, mais luz é captada e a velocidade de disparo pode ser maior, diminuindo o tempo necessário de exposição.

Image and video hosting by TinyPic

Você pode pensar em uma torneira e um balde: uma torneira que sai pouca água, demora mais pra encher o balde, então uma lente com abertura menor, precisa de mais tempo com o obturador aberto para poder entrar mais luz.



Bom, como o assunto é um pouco extenso, preferi dividi-lo em duas partes e em breve daremos continuidade, falando sobre ISO, velocidade do disparo e fotometria. Aguardo vocês!!!

Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo