outubro 27, 2015

Quotes: Memórias de Uma Gueixa

Olá pessoal, tudo bem?
tentando correr com as postagens já que o final do semestre se aproxima e o tempo vai ficando escasso.

Image and video hosting by TinyPic

Hoje trago para vocês, mais uns quotes selecionados, e dessa vez, o livro escolhido foi Memórias de Uma Gueixa, livro recentemente relançado pela editora Arqueiro. Porém, a versão que li e da qual trago os quotes são da primeira edição, produzida pela editora Imago.

Image and video hosting by TinyPic O livro é uma biografia da gueixa Sayuri que vê sua vida mudar no ano de 1929 em uma pequena vila no Japão. Após a morte da mãe, ela é vendida junto com sua irmã como escrava e acaba indo parar em uma espécie de escola de gueixas. Sua aparência atrai a atenção da dona do Okiya que logo a treina para se transformar em uma famosa gueixa. Muitos são os acontecimentos retratados, especialmente detalhes da cultura japonesa, entre elas a dança, as vestes, maquiagem e até a forma de servir o chá. Retrata ainda o período da guerra e todas as mudanças que ela trouxe para o país. Uma história fascinante, comovente e muito intensa sobre algo que a gente não conhece, mas que a partir da leitura, se surpreende e até admira a riqueza dessa cultura.


“A dor é uma coisa muito esquisita; ficamos tão desamparados diante dela. É como uma janela que simplesmente se abre conforme seu próprio capricho. O aposento fica frio, e nada podemos fazer senão tremer” 

“Nada é mais triste do que futuro exceto talvez o passado” 

“Se você já não tem folhas ou cascas ou raízes, pode continuar se considerando árvore?” 

“Quaisquer que sejam as nossas lutas e triunfos, qualquer que seja o modo como os experimentamos, em breve todos fundem-se numa coisa só, como a tinta aguada de uma aquarela num papel.” 


Apesar de ser um livro longo e muto intenso, pouco quotes me chamaram a atenção. Talvez uma releitura possa me fazer destacar mais passagens, mas no geral, acho que o relato do livro de tão real, não foi tão poético. Mas isso não significa que não valha a leitura, muito pelo contrário, o livro é um passeio pela história e cultura japonesa riquíssima em detalhes.

Espero que tenham curtido. Aguardo seu comentário.

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo