novembro 15, 2015

Entrevista Premiada: Mauricio Gomyde

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje, eu trago uma postagem muito especial. Mais uma entrevista premiada e o autor dessa vez, foi ninguém menos que o queridíssimo Maurício Gomyde, nosso parceiro, que muito gentilmente atendeu ao pedido da entrevista. E para completar, cedeu um exemplar autografado de um de seus livros para sorteio!!!! Confiram:


Image and video hosting by TinyPic



1. Quem é o Maurício Gomyde, por ele mesmo? 

R: Hum, acho que sou alguém que gosta de contar e cantar histórias que me motivam, que podem dizer alguma coisa a mim e a meus leitores. De resto, sou só um cara normal, que tem muitos defeitos, muitos sonhos, algumas qualidades e momentos de felicidade, tristeza, alegria, raiva. No fim das contas, canalizo tudo isso para os livros.

2. Quando você decidiu que queria escrever? (Algum fato que o motivou?)

R: Acho que essa “decisão”, pelo menos no meu caso, foi construída aos poucos. Sempre gostei de contar histórias, especialmente faladas. Desde a infância, nas festas de família, a parentada parava tudo, fazia uma roda e me mandava contar minhas piadas. Eu tinha um repertório imenso... rsrsrs. Acho que essa coisa oral se transferiu para o papel de forma natural. Quando vi, eu estava escrevendo pequenos textos. Depois, virei compositor e daí para os livros foi sem grandes traumas... rs. 

3. Entre seus personagens, tem algum com o qual você se identifica? (Tem algum preferido?) 

R: Ah, essa é uma pergunta que sempre me deixa em maus lençóis. Porque eu acho que, quando eu morrer, vou encontrar todos os meus personagens no céu dos personagens e então como é que vou explicar aos outros a preferência por um? rsrs Identifico-me verdadeiramente com todos, mas se eu preciso citar um é o Tomas Ventura, do “O rosto que precede o sonho”. Ele é músico, como eu. E mora na minha cidade. Temos muitas coisas em comum.

4. Você se inspirou em alguém para criar os personagens de Surpreendente!?

R: Tenho um amigo, o César, que tem a mesma degeneração do Pedro. Ele foi minha fonte de consulta em momentos em que precisei entender os sentimentos do Pedro. E tem também a Mayla, que foi inspirada em uma leitora de Alagoas, a Bruna Mayla, que ganhou um sorteio para ser personagem.

5. Sua obra aborda diversos temas e todos são repletos de romance, emoções e significados, mas para ler, qual gênero você prefere?

R: Gosto muito de ler romances românticos e dramas, assim como os que escrevo. É um universo com o qual me identifico verdadeiramente.

6. Você tem alguma mania ou ritual que faz na hora de escrever?

R: A única coisa que faço sempre, a ponto de ser considerado um ritual, é escrever com o fone no ouvido, escutando canções que, supostamente, são trilha sonora do livro. Acho bacana, é inspirador, eu entro na cena de forma mais completa.

7. O que é mais difícil na vida de um escritor?

R: Acho que ter o desprendimento para, em determinados momentos do dia, se afastar completamente da vida real e dos problemas dela, para entrar de cabeça naquele universo criado. Quando a gente tem mil outras coisas (como é meu caso, pois tenho trabalho, banda, família, etc.), o momento de escrita deve ser de isolamento emocional. E muitas vezes a gente não consegue. 

8. Surpreendente! Está sendo um grande sucesso de crítica e público que eu ainda não li, como se sente com a receptividade das pessoas que leram, além desse, seus livros?

R: Sou muito grato à Editora Intrínseca pelo belíssimo trabalho editorial que fez e pela exposição nas livrarias. A resposta do público tem sido a melhor possível, o livro é muito bem avaliado e recebo inúmeras mensagens sobre as impressões que as pessoas têm do que leram. É uma satisfação enorme, pois fica a sensação do dever cumprido. Isso aconteceu com os livros anteriores também, então a força para continuar é redobrada.

9. Pense rápido: 

· Autor nacional: Tenho muitos amigos, então melhor dizer Maurício Gomyde... rs.
· Um livro: Surpreendente!
· Uma música: Sete Cidades, Legião Urbana
· Um filme: Antes do Amanhecer
· Uma frase: Não faça aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você.

10. Conte-nos seus projetos e lançamentos futuros.

R: Estou escrevendo já o novo livro, mas não sei quando nem como será lançado. Espero que seja em 2016 ou, no máximo, 2017. Assinei contrato com duas editoras da Europa (Garzanti – Itália; Presença – Portugal) e o Surpreendente! sairá em 2016 por lá. Esses são os projetos em andamento.

Bônus: Deixe uma mensagem para os leitores, que assim como eu, são apaixonados por suas histórias.

Quero apenas agradecer a tantos leitores e amigos, assim como você, que acreditam na literatura nacional e apoiam os autores. Cada vez temos visto mais novos e bons escritores se destacando, além das editoras e livrarias apostando. Acho que é um bom momento para a nova literatura brasileira e espero que vocês continuem de mãos dadas com os autores nacionais.

Ai gente, o Maurício Gomyde não é um fofo? Adorei as respostas e fiquei muito feliz em conhecê-lo um pouco mais, saber que ele é essa pessoa simples e incrível que nos encanta através das palavras...


Agora, vamos ao sorteio?

Regras:

    Image and video hosting by TinyPic
  • Preencher corretamente todas as entradas do Rafflecopter;
  • Ter endereço de entrega no Brasil;
  • Comentários sem conteúdo como "gostei", "participando", etc. serão desclassificados;
  • Ao fim da promoção apenas 01 ganhador será contemplado;
  • O ganhador terá o prazo de 2 dias (48 horas) para responder ao e-mail que lhe será enviado. Caso não o faça, um novo ganhador será sorteado;
  • O prêmio será enviado em um prazo de 45 dias a partir da data de resposta do e-mail enviado;
  • O blog não se responsabiliza por extravio ou atraso na entrega dos Correios, bem como por entrega não efetuada por motivos de endereço incorreto, fornecido pelo próprio ganhador;
  • Na entrada "Visite no Facebook" é necessário curtir a página para poder validar a participação.


A promoção é válida de 15/11 a 30/11, tendo seu ganhador anunciado no dia 01/12 na fanpage do blog e nessa postagem.
O envio do prêmio é de responsabilidade do autor.

Leia aqui a resenha de A Máquina de Contar Histórias.

Boa sorte!

Para finalizar, quero agradecer imensamente ao Maurício Gomyde, por sua disponibilidade em atender meu pedido de entrevista, por ceder um exemplar para sorteio, mas principalmente, por sua atenção e carinho com leitores e parceiros, pois poder ter esse contato com a pessoa que escreve os livros que a gente ama é insofismável. Que o sucesso de seu trabalho se reflita em sua vida sempre. Obrigada!

Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo