agosto 17, 2016

Funções de Câmera (Parte 4)

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje trago a última postagem, mas não menos importante, desse tema na fotografia. 


Mas não se preocupem, em breve teremos mais dicas por aqui. Fiquem ligados!

ISO
(International Standards Organization)

É a sensibilidade do sensor a luz.


O ISO mede a sensibilidade do sensor à Luz. É bem simples de entender: quanto maior o ISO, mais sensível ele está e assim, a câmera interpreta que o motivo ou ambiente a ser fotografado necessita mais claridade e então ela amplia a captação de Luz. Quanto menor o ISO, menos informações sobre o motivo será captado.



Na era da fotografia analógica não havia sensor nas câmeras, pois o filme fazia esse papel e o ISO, ou ASA  como era conhecido possuía essa sensibilidade embutida nele, ou seja, não era possível fazer esse ajuste através da câmera, mas no momento da compra do filme, onde eram oferecidas algumas opções. As mais conhecidas eram ASA 100 e 400, de maneira que essa última possuía maior sensibilidade oferecendo fotos com maior qualidade.


Atualmente, as câmera digitais e até os celulares oferecem essa função, que pode ser ajustada de acordo com a necessidade. Porém, é importante saber que o aumento do ISO compromete a qualidade da foto, causando o chamado “efeito granulado” ou ruído, por isso, em boas condições de iluminação, o melhor é não aumentar o ISO para se obter uma foto mais “limpa”. O ruído deixa a foto menos nítida, apresentando pontinhos de cores especialmente nas partes escuras.



RUÍDO:
Como Já mencionado, o ruído é gerado por altas exposições do ISO, mas nem sempre isso se torna algo ruim. Uma das características das câmeras analógicas é o ruído e para se aproximar desse efeito, muitos fotógrafos usam o máximo de sensibilidade do ISO.



Eu, particularmente, tenho muita dificuldade em ajustar o ISO, para mim, é uma das funções mais difíceis.

E aí, curtiram? Espero que tenham conseguido acompanhar todas as postagens, se não, seguem os links:


E lembrando que se tiver dúvidas, podem perguntar que se eu não souber, vou procurar a resposta e postarei aqui.

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo