janeiro 31, 2017

Pesquisei: Gêneros Literários (Parte 1)

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Já tem um tempo que queria falar sobre esse assunto aqui no blog, mas estava começando e não sabia muito sobre eles, etc.


Mas eis, que surgiu a oportunidade de discuti-lo com um amigo dia desses, e também por ter passeado em alguns blogs e perceber que muitos, assim como eu, ainda confundem os gêneros. Por isso, dei uma boa pesquisada e trouxe um resumo do que descobri.


Chick-lit

Chick-Lit é a literatura voltada para o sexo feminino, vulgarmente chamada de "Literatura de Mulherzinha". Porém, são romances leves, divertidos e charmosos, que retratam a mulher moderna, independente, culta e audaciosa. O foco está na personagem feminina, e apresenta um enredo ágil, de fácil digestão, engraçado e cativante; e mais, sem nenhuma pretensão a não ser a de entreter o leitor.

Teve como pioneira a personagem inglesa Bridget Jones, interpretada nas telas cinematográficas pela atriz norte-americana Renée Zellweger em 1997. 



Sick lit

Sick-lit, no idioma português pode ser traduzido como ‘literatura enferma’ ou ‘doentia’. Cabem neste segmento enredos protagonizados por criaturas mergulhadas em enfermidades sérias, jovens depressivos, anoréxicos, pelos que já cederam à tentação do suicídio, ou por qualquer outro distúrbio que atinja crianças e adolescentes. Abordam temas que os adolescentes conseguem se identificar e utilizar como lição para enfrentar seus próprios problemas.

No início de 2013 notou-se uma prevalência de narrativas tristes, melancólicas, algumas até bem depressivas. Os primeiros lugares dos mais vendidos em veículos como “The New York Times” foram cedidos para livros como A culpa é das estrelas, de John Green, e As vantagens de ser invisível, de autoria de Stephen Chbosky.



Young Adult (YA-Lit)

A YALSA (The Young Adult Library Services Association), define o "Young Adults" (jovens adultos) aquela pessoa de 15 a 29 anos, cujo gênero separa-se da literatura infanto-juvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas. Aplica-se em Literatura YA (ou Ya-Lit), gêneros comuns de outras vertentes, tais quais: Romance, Terror, Ficção, Ficção Científica, Fantasia, Aventura, Contos, Histórias Curtas, dentre outros.

Os personagens principais são jovens como seus leitores e os temas abordados incluem: Identidade, Sexualidade, Depressão, Suicídio, Abuso de Drogas, Relacionamentos, Bullying e muitos outros, normalmente retratados de forma conflituosa. Costuma ser presente o senso de humor (seja irônico ou simplesmente engraçado), localizar-se em tempo-espaço contemporâneo e possuir na escrita diálogos valorizados, estilo de escrita claro, e utilização de gírias com frequência. 

O gênero surgiu devido a afirmação de que a maioria dos jovens não tinham o hábito de ler. Mas este cenário vem se modificando de forma vertiginosa, como se pode perceber pelas listas de livros mais vendidos em todo o mundo. 


Romance Policial

O Romance Policial é uma categoria literária estruturada em torno da ocorrência de um assassinato, das indagações, pesquisas, inquirições de testemunhas e, finalmente, da descoberta do criminoso. O gênero é povoado por ingredientes como o temor, o inexplicável, a pesquisa dos dados que cercam o crime, a inquietação intelectual diante dos fatos, a perplexidade, a sede de descobrir o criminoso e os motivos que o impulsionam a cometer o ato ilícito, todos convenientemente combinados nas devidas proporções, conforme o estilo de cada escritor e seu contexto.

A história deste gênero tem início com a obra Assassinatos na Rua Morgue, do renomado Edgar Allan Poe, lançado há mais de um século; este clássico determinou as principais qualidades estéticas do romance policial.



Então, são muitos os gêneros literários que conhecemos, mas trouxe o que considero causarem mais confusão. Como a postagem iria ficar muito longa e cansativa, dividi em duas partes, que você poderá conferi a segunda em breve.

Espero que tenham gostado da postagem, o objetivo inicial foi me informar sobre esses gêneros e compartilhar minhas descobertas com vocês.

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo