fevereiro 21, 2017

Gêneros Literários (parte 2)

Olá pessoal, tudo beleza?
Hoje, vou dar continuidade a postagem sobre gêneros literários.



Quem não teve a oportunidade de ver o primeiro post, pode conferir nesse link, onde falei sobre os gêneros Chik-Lit, Sick-Lit, YA, Romance Policial. Hoje, trago os gêneros a seguir:


Distopia


A distopia, também conhecida como antiutopia, é um conceito filosófico adotado por vários autores e expresso em suas criações ficcionais, nas quais eles retratam uma sociedade construída no sentido oposto ao da utopia. As comunidades regidas pela distopia normalmente apresentam governos totalitários, ditatoriais, os quais exercem um poder tirânico e um domínio ilimitado sobre o grupo social.

A maior parte das vezes as histórias são narradas por um protagonista ciente da realidade, porém mergulhado na ignorância geral. Os autores incrementam os enredos com elementos como o abuso da repressão material e mental, a utilização de entorpecentes e de robôs, e a exclusividade do saber, meios usados para oprimir diretamente a sociedade.



Ficção científica

A Ficção Científica costuma ser definida como um gênero literário que engloba histórias fictícias, mas que se propõem a fantasiar sobre algo possível, mesmo que não o seja no presente. Entretanto, a ficção científica pode estar presente em histórias, filmes, livros e etc. que pertencem a outro gênero como romance, terror, ação. Basta considerar os sucessos de Hollywood como Alien e Predador classificados como filmes de terror, mas que apresentam muita ficção científica.
O termo “ficção científica” surgiu em 1929 das idéias de Hugo Gernsback, o mesmo que criou a lendária “Amazing Stories”, uma publicação especializada que ganhou até uma série homônima na televisão. Na década de 50 o termo “Sci-Fi”, abreviatura de “science fiction”, ganhou fama nos EUA.



Romance de época

O romance de época apesar de ter como pano de fundo uma época definida, tipo século XVIII ou XIX, por exemplo, não foca em elementos históricos, como acontecimentos reais, apenas usa o momento para trabalhar a forma como as coisas aconteciam nesse período. Os usos, costumes, vestimentas, etiqueta, linguagem, são algumas coisas que caracterizam o romance histórico, além disso, as relações de poder, econômicas e pessoais, já que em geral são romances que ocorrem entre pessoas e o foco se dá nas diferentes formas que ele pode se desenvolver. Também é comum, trabalhar questões familiares e a forma como ela se põe perante a sociedade do período em que se passa a história, mas sem se ater a um determinado fato histórico.
Os livros da Jane Austen são precursores nesse modelo, apesar de que eles realmente foram escritos naquela época, e são ainda hoje, sucesso de vendas, gerando vários escritores que se especializam nesse gênero, como Julia Queen, Loretta Chase, Kiear Cass, etc.

 


Romance histórico


Como o próprio o nome diz, é um Romance que destaca vida e costumes de certa época e lugar da história. Faz uma mesclagem entre fatos realmente ocorridos e fatos fictícios. E aqui mora a grande diferença entre o romance de época e o histórico, que faz com que muitos confudam. Como falei anteriormente, o romance de época, foca numa época, enquanto que o romance histórico geralmente foca em um fato e/ou acontecimento histórico. Ele usa a realidade para criar uma obra de ficção em cima dela. Podemos pegar como ótimo exemplo, o filme Titanic, onde temos um naufrágio que aconteceu realmente, mas a história de Rose e Jack, bem como a existência do diamante não, foram criados pelo roteirista em cima de pesquisas sobre os passageiros e sobre a existência de tesouros no navio. Surgiu no século XIX, sendo considerado o escocês Walter Scott (1771-1832) como o primeiro a usar esse estilo e o clássico Ivanhoe sua obra mais famosa. No Brasil, há importantes obras que reconstroem com detalhes a história do país, sendo José de Alencar um dos primeiros a escrever usando esse gênero.



E aqui eu finalizo minha postagem sobre gêneros literários. Espero que tenha conseguido esclarecer as diferenças e contribuído para sanar algumas dúvidas, que inclusive, eu também tinha.

Até a próxima!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo