fevereiro 17, 2017

Resenha 2/17: A Menina Que Brincava com Fogo

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje, é dia de resenha da minha primeira leitura do ano. Não me julguem, o livro tem mais de 600 páginas... ora!


Eu estava muito animada para começar essa leitura e por ser um livro muito longo, acho que é o mais longo da série, eu preferi lê-lo nessa época de férias quando eu estava mais livre, e apesar de só estar resenhando agora, eu considero que mantive um bom ritmo de leitura, na medida do possível.

Sinopse: Nada é o que parece ser nas histórias de Larsson. A própria Lisbeth parece uma garota frágil, mas é uma mulher determinada, ardilosa, perita tanto nas artimanhas da ciberpirataria quanto nas táticas do pugilismo, que sabe atacar com precisão quando se vê acuada. Mikael Blomkvist pode parecer apenas um jornalista em busca de um furo, mas no fundo é um investigador obstinado em desenterrar os crimes obscuros da sociedade sueca, sejam os cometidos por repórteres sensacionalistas, sejam os praticados por magistrados corruptos ou ainda aqueles perpetrados por lobos em pele de cordeiro. Um destes, o tutor de Lisbeth, foi mor-to a tiros. Na mesma noite, contudo, dois cordeiros também foram assassinados: um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres. A arma usada nos crimes - um Colt 45 Magnum - não só foi a mesma como nela foram encontradas as impressões digitais de Lisbeth. Procurada por triplo homicídio, a moça desaparece. Mikael sabe que ela apenas está esperando o momento certo para provar que não é culpada e fazer justiça a seu modo. Mas ele também sabe que precisa encontrá-la o mais rapidamente possível, pois mesmo uma jovem tão talentosa pode deparar-se com inimigos muito mais formidáveis - e que, se a polícia ou os bandidos a acharem primeiro, o resultado pode ser funesto, para ambos os lados.

Título: Millenium - A Menina Que Brinacava com Fogo | Autor: Stieg Larsson | Ano: 2009 | Gênero: Policial, Suspense | Editora: Companhia das Letras | Onde Comprar: Amazon



O segundo livro da série Millenium se inicia basicamente dando continuidade aos eventos ocorridos no primeiro livro, onde o jornalista Mikael Blomkvist consegue salvar sua revista e sua pele, além de se tornar famoso por conseguir provar a denuncia contra o milionário Henestorm.  Enquanto isso, Lisbeth se isola do mundo, após surripiar uma boa quantia das contas do ex bilionário, viaja por quase um ano para vários lugares até se entendiar e voltar a Suécia, onde compra um luxuoso apartamento em segredo. A vida desses dois personagens parece ter tomado caminho distintos.

“Ficara olhando para ele durante um minuto e então resolvera que não nutria nenhum átimo de sentimento por ele, pois isso significaria sangrar até morrer.”

Novos personagens são inseridos na trama, quando Dag e Mia, um casal exemplar que são pesquisadores sobre a violência e o tráfico de mulheres procuram a revista Millenium para publicar um livro que trás várias denuncias de pessoas importantes em várias esferas, ou seja, um prato cheio para a revista. Porém, eles são assassinados antes que consigam concluir o trabalho e a principal suspeita recai sobre Lisbeth. Então, Mikael, acreditando na inocência daquela que já provou ser alguém de confiança, resolve investigar... E é aí que o bicho pega.

“Tenho a impressão de que você, antes de mais nada, é um fator de caos permanente.”

O que mais eu mais gostei nesse segundo livro, é que o autor explorou bastante a personalidade e o passado da Lisbeth de uma forma que você não consegue dizer que ela não é alguém real. A gente fica encantado e ao mesmo tempo chocado a cada descoberta, especialmente os motivos por ela ter tornado quem se tornou. É claro que o Stieg Larsson não ia falar tudo, e algumas coisas ainda ficam obscuras para que a gente fique curioso para ler o próximo livro. Também passamos a conhecer mais um pouco do Mikael, da Erica Berguer e dos outros personagens que foram destaque no primeiro livro, como o Jan Bublanski e o tutor da Lisbeth, que vai se tornar uma peça importante na trama.

“Mikael Blomkvist era, como sempre, uma alma danada de boa repleta de ingenuidade. Lisbeth Salander não era inocente desde os dez anos de idade.”

Assim como no primeiro livro, o autor consegue nos manter presos a leitura, mesmo quando apenas descreve um cenário, afinal, nada ali é apenas uma paisagem, um lugar ou uma pessoa, em algum momento tudo aquilo vai fazer sentido para a história, não podemos negligenciar nenhuma linha da leitura. E o melhor é que a trama segue, juntando as peças aos poucos, nos deixando curiosos enquanto pouco a pouco tudo começa a se encaixar. O autor não se preocupa em deixar tudo para o final, ele vai esclarecendo o mistério aos poucos, mas sempre deixando algo no ar para que a gente espere por mais. Ele nunca decepciona.


“Um amador é um gangster que não está preparado para assumir as consequências.”

Nesse momento, eu só espero que o próximo livro traga luz a algumas questões que ficaram pendentes nesse livro, pois o desfecho se deu de forma tão abrupta que fiquei achando que haviam arrancado a página final, o que foi uma jogada e tanto por parte do autor, já que agora conhecemos melhor os personagens e sabemos que há muito a ser explorado. E é isso que odeio em séries, ter que ficar na ansiedade até poder ler o livro seguinte que eu ainda não tenho. Mas é a vida.

“Lisbeth Salander era a mulher que odiava os homens que não gostavam de mulheres.”

Infelizmente, essa edição que li é diferente da edição do primeiro livro, pois fiz uma troca no Skoob e só havia esse disponível e acho que vou tentar trocá-lo novamente, pois tenho TOC e não posso ficar com uma edição diferente neh kkkk. Tirando isso, a Companhia das Letras sempre capricha na revisão, não encontrei nenhum erro, as folhas são de boa qualidade, amareladas e com bom espaçamento e tamanho de fonte. A edição é bem simples, sóbria e segue o mesmo estilo de separação dos capítulos - por datas - do primeiro livro. A capa remete ao título e um pouco a história, mas de uma forma mais abstrata, enfim. Gosto dessa edição, mas prefiro a que ganhei da Luciana Martinho <3.

Quem ficou curiosx e quer saber o que achei do primeiro livro, basta conferir a resenha.

Espero que tenham gostado, sei que haviam algumas pessoas ansiosa por essa resenha, então, espero que tenham curtido.

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo