julho 23, 2017

Projeto Esqueça Um Livro

Olá pessoal, tudo bem?
O dia do escritor nacional acontece dia 25/07 e é a data ideal para retomarmos o projeto Esqueça Um Livro.


Para quem não sabe, é um projeto que surgiu em 2013, quando Felipe Brandão, um apaixonado por leitura percebeu que sua estante estava abarrotada de livros e ao invés de comprar mais uma estante para acumular mais livros ou vender no sebo, resolveu desapegar, abandonando livros pela cidade, e assim nasceu o projeto #EsqueçaUmLivro no Brasil.


A ideia nasceu nos Estados Unidos em 2001 quando Ron Hornbaker e sua esposa viram uma reportagem sobre máquinas fotográficas descartáveis, que eram deixadas em certos locais para que outros encontrassem e pudessem fazer uso da mesma. Eles gostaram da proposta e começaram a pensar que outros objetos poderiam ser usados com a mesma finalidade. Olhando a estante de livros surgiu a ideia, batizada por eles de BookCrossing. 


Combinando leitura e e urbanidade, o conceito convida os leitores a deixarem livros em locais públicos, para que outras pessoas encontrem, leiam, e voltem a abandoná-los, como uma espécie de cadeia em favor do acesso à leitura.

A base do projeto é uma fanpage no Facebook, onde Felipe posta as fotos dos livros “esquecidos” por São Paulo, acompanhadas de uma breve sinopse e da indicação do local onde a edição foi deixada. “Sobre a Brevidade da Vida”, de Sêneca, foi o primeiro livro a ser abandonado no projeto. De lá pra cá, vários amigos, leitores e entusiastas passaram a colaborar com o projeto, deixando livros pela cidade.


Para participar é muito fácil. Basta esquecer um livro num local público, com um bilhetinho pra quem encontrar. Não deixe de postar uma foto nas redes sociais com a hashtag #esqueçaumlivro para que o movimento se espalhe!

Vamos esquecer? Eu já selecionei meu desapego!!

Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo