agosto 19, 2017

Dia Mundial da Fotografia

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje comemora-se o dia mundial do fotografia e como uma apaixonada por essa arte, não poderia deixar passar essa data sem compartilhar algum conhecimento com vocês.


Não o quanto vocês buscam ou leem sobre o tema, mas eu adoro saber que alguns registros fotográficos se tornaram imprescindíveis para contar um pouco da história mundial e por isso, selecionei algumas fotos marcantes que mostram toda a importância da fotografia.


Em 14 de novembro de 1960, Ruby Bridges, uma menina de seis anos de idade, foi levada à escola em Nova Orleans, EUA, por uma escolta de policiais federais


Estudante enfrenta tanques de guerra em frente à praça da Paz Celestial, em 4 de junho de 1989; essa imagem entrou para a história da luta pela democracia e a liberdade na China


No primeiro voo testemunhado publicamente de um artefato mais pesado que o ar, Santos Dumont percorreu a bagatela de 60 metros em 7 segundos de voo, realizado no campo de Bagatelle na França. Os americanos irmãos Wright supostamente realizaram primeiramente a proeza, em 1903, de fazer voar o primeiro avião da história; pena que a única prova documental seja uma mensagem telegráfica.


Times Square, Nova Iorque - a imagem do marinheiro que, ao retornar ávido da 2ª Guerra Mundial, se joga sobre a primeira enfermeira gostosa que vê pela frente e tasca-lhe um beijo, se revestiu de um profundo significado: marcava moralmente o fim do confronto bélico mais pavoroso da história da humanidade. Ainda bem que o fotógrafo Alfred Eisenstaedt da Life estava a postos naquele memorável dia para captar a imagem que lavou as feridas sangrentas deixadas na alma humana.


Kevin Carter disparou, em 1993, no Sudão, a foto que lhe viria a custar a vida, paradoxalmente, eternizando o fotógrafo sul-africano na galeria dos maiores repórteres fotográficos de sempre, com um "frame" icônico, um retrato de uma tragédia que não precisa de uma sílaba sequer. A criança sobreviveu, o fotógrafo suicidou-se.


Em junho de 1972, o bombardeio americano sobre a pequena aldeia de Trang Bang, com bombas de napalm, suscitou a foto que se tornou o símbolo da guerra suja do Vietnã, pois revelou de maneira nua e crua o massacre de crianças e civis inocentes.


Essa foto, tirada por Richard Drew, mostra exatamente o que foi o desespero de 11 de Setembro de 2001. Nela é possível ver um homem que saltou dos prédios devido ao fogo.


Kathrine Switzer foi a primeira mulher a participar de uma maratona e alguns participantes tentaram parar a mulher já que estava na frente deles. Aconteceu em 1967.


Um raro homem que não mostrava seu amor por Hitler em 1936.


A foto que mostra 11 trabalhadores sentados em uma enorme viga de aço, almoçando tranquilamente a 256 metros de altura (sem cintos ou qualquer outro equipamento de segurança), foi tirada no dia 20 de setembro de 1932, no 69° andar do que viria a ser o edifício RCA no Rockefeller Center, em Nova York.


O inventor Nikola Tesla, sentado em seu laboratório com o seu “Transmissor de Ampliação”.

Há muitas fotos para serem visualizadas. Basta dar uma pesquisada na internet para encontrar registros incríveis. Espero que tenham gostado.

Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo