outubro 23, 2017

Fotografia "Post-Mortem"

Olá pessoal, tudo bem?
Faz um tempo que essa ideia passa pela minha cabeça e como estamos no mês mais assustador do ano, achei que seria uma boa trazer esse post agora.


Eu vivo pesquisando coisas na internet, e leio muita coisa que não é notícia, nem assuntos conhecidos do grande público e numa dessas pesquisas, me deparei com esse assunto que é assustador, mas ao mesmo tempo muito interessante.

Gostar de fotografia me fez querer esse post aqui, e aliá-lo ao mês do terror, foi uma forma de botar medo em vocês ao mesmo tempo que conto algo que talvez vocês não saibam.

Usando trajes de noiva, essa jovem está morta.
Fotografia post-mortem (do Latim, significando “Pós Morte”, ou após a morte), são fotografias feitas após a morte de uma pessoa, como forma de registrar a última imagem daquela pessoa como recordação. Aparentemente teve origem na Inglaterra, quando a Rainha Victoria pediu que fotografassem um cadáver de uma pessoa conhecida, ou um parente, para que ela guardasse como recordação. Essa tradição se espalhou e hoje, muitas dessas imagens raras são objetos de desejos de colecionadores e pessoas que se interessam pelo tema.

Apenas um dos bebês gêmeos está vivo.
A mãe morreu no difícil parto deles.
A menina parece dormir ao lado de suas bonecas
No século XIX a índice de mortalidade era muito alto e na maioria das vezes, a fotografia após a morte era o único registro em imagem daquela pessoa que faleceu, muitas vezes, de forma precoce. Basta uma pesquisa rápida para ver que a maiorias das fotografias são de crianças e bebês, mas também de adolescentes, mulheres jovens e homens. Naquela época a expectativa de vida de um home era de 44 anos.

A irmã gêmea da esquerda está morta
Pai segura o filho morto




















Havia toda uma preparação para as pessoas mostrassem uma boa aparência na imagem e se utilizava muitos artifícios, como suportes, maquiagem e pintura das pálpebras para que os olhos parecessem abertos e vivos.

Estrutura usada para manter o corpo sem vida ereto, parecendo estar vivo
Técnicas utilizadas para fotografar a pessoa morta
Por ser um último registro, a família toda se reunia em volta do ente já falecido para fazer a foto que se tornava uma lembrança da passagem daquela pessoa querida, que infelizmente se foi. Ter “fotografias” naquela época era um grande luxo, devido ao elevado preço para produzi-las e também devido à pouca quantidade de câmeras fotográficas e profissionais disponíveis.

A criança deitada parece dormir, enquanto a família toda posa ao redor

Os filhos posando junto com a mãe falecida, perceba seu olhar perdido
Eu achei muito interessante a ideia, apesar de parecer algo muito macabro de se fazer com o corpo já sem vida de um parente. Mas quando pensamos que as condições da época faziam com que algo que nos parece bizarro, fosse até necessário, por tudo isso que já falei acima, percebemos que hoje podemos registrar quantas imagens quisermos, filmar e guardar a memória daqueles que amamos das mais diversas formas, sem falar que vivemos com muito mais longevidade.

Os pais ao lado da filha já sem vida
Percebam pela tonalidade da pele das mãos
que a menina da direita está morta





















Bom gente, espero que vocês não tenham ficado muito assustados com as imagens, mas sim impressionados com o trabalho desses fotógrafos e com essa forma um tanto quanto peculiar de recordar os mortos.

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo