outubro 29, 2017

Resenha 15/17: Sandman - Teatro do Mistério: O Tarântula (vol. 1)

Olá pessoal, tudo bem?
Dando continuidade ao mês do terror, hoje trago uma resenha um tanto quanto diferente, pois é minha primeira experiência com esse tipo de literatura.

a
Vamos conhecer um pouco do Sandman, personagem bem icônico e que eu escolhi por achar que a leitura tinha a ver com o tema do mês.

Clique e compre
Sinopse: Nova York, fim dos anos 1930. Wesley Dodds, o mascarado conhecido como Sandman, anda pelo decadente mundo pós-Grande Depressão no qual gângsteres dançam com debutantes em bailes da alta sociedade enquanto nuvens negras pairam sobre a Europa e arrepiantes figuras perambulam pela noite. O palco está preparado. Ergue-se a cortina do “Sandman - Teatro do Mistério - o Tarântula - Vol. 1”.Como os clássicos detetives do cinema noir Sam Spade e Philip Marlowe, Wesley Dodds é um homem do mistério. Com seus tradicionais capote e máscara de gás ele transmite um convincente ar ameaçador, mas é apenas um obsessivo homem assombrado impelido por sonhos perturbadores e imbuído de um incansável senso de justiça para percorrer a sombria trilha dos criminosos do submundo. Escrito por Matt Wagner e ilustrado por Guy Davis, este volume reúne as edições 1 a 4 de Sandman Mystery Theatre. Testemunhe o Sandman seguindo uma trilha de abuso e traição em um emaranhado tramado pelo vilão conhecido apenas como… O Tarântula.

Titulo: Sandman - Teatro do Mistério: O Tarântula (vol. 1) | Autor: Matt Wagner, Guy Davis| Ano: 2014 | Gênero: Mistério, policial | Editora: Vertigo.




Essa é minha primeira experiência com uma história em quadrinhos com teor mais adulto e gostei bastante da experiência, especialmente pelo fato de ter um enredo bem dinâmico, onde o autor não precisa perder tempo com descrições de personagens e cenários.



“Como sempre eu acordo e me sacudo com medo para não voltar às sinistras terras inóspitas de meu sonhar.”

A edição se inicia com um longo prefacio que nos apresenta toda a história por trás do personagem Sandman, baseado no estilo noir dos anos 1930, fazendo um contraponto com o personagem criado na obra do Neil Gaiman, que era mais leve, enquanto esse possui um tom mais sombrio. A parte ruim é que um pouco do mistério da história acaba sendo contado, não que tudo seja mistério, pois não ha um grande suspense envolvendo a trama. Mas sugiro que quem for ler, deixe o prefácio para o final.

“Para muitos fãs do Sandman contemporâneo, o primeiro número de Sandman: Teatro do Mistério, por Matt Wagner e Guy Danvis, em 1993,não prometia mais que abrir uma série que talvez mantivesse com o Sandman de Gaiman a mesma relação que a antiga série de televisão ‘Alfred Hitchcock Suspense manteve com os filmes de Hitchcock.”

Antes de mais nada, quero falar sobre a parte gráfica: a edição em capa dura é linda, de ótima qualidade, as páginas são boas,a fonte tem bom tamanho, mas confesso que não gostei muito do trabalho de desenho. Em vários momentos, não dá para identificar os personagens, no máximo a gente consegue distingui-los pela cor da roupa. Talvez, pelo tom sombrio do enredo as cores utilizadas sejam um pouco limitadas o que acaba atrapalhando um pouco nosso entendimento.




Mas voltando a história, eu gosto da complexidade da trama, há vários personagens, um sequestro, morte, investigação e o personagem misterioso que tenta desvendar o crime a margem da lei. Isso é o que dá o dinamismo que falei no início. A leitura é rápida e a gente se envolve com os personagens, pois eles têm rosto, não são imaginados como em um livro sem figuras, além disso, os diálogos são inteligentes e ácidos em vários momentos.

“Hoje o país chafurda num movimento oposto, de festas e frivolidades, com nossa cabeça coletiva enterrada na areia.”

Não dá para entrar muito na história, afinal um quadrinho se desenvolve rápido, a trama é curtinha e, essa série em especial, possui quatro volumes, que eu espero ler em breve. Mas, recomendo a leitura, especialmente para quem curte o gênero policial, mistério e personagens obscuros.

“A natureza humana não começa estranha e pervertida; as sementes do mal levam anos, eventualmente gerações, para germinar na alma como decadência moral.”

E aí, curtiram? Sei que muito conhecem Sandman, mas para quem não conhece, acho que é uma oportunidade de ler algo diferente.

Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo