novembro 27, 2017

Top 5: Dia da Consciência Negra

Olá pessoal, tudo bem?
No último dia 20 comemorou-se o #DiaDaConsciênciaNegra e como eu, sendo uma representante dessa categoria, não poderia deixar passar um post sobre o tema.


Para quem acha que essa data não significa nada, que não deveria existir ou que se pergunta o porque da existência dela, só tenho algo a dizer: Vá estudar História!!!! 

E dito isso, vamos ao Top 5 de hoje, inspirado no vídeo com comentário racista do jornalista William Waack, que fez subir a hashtag #ÉCoisaDePreto no twitter... 

Hattie McDaniel (1895 - 1952)

Hattie McDaniel, a primeira atriz negra a ganhar o Oscar. McDaniel recebeu o Oscar (E o Vento Levou…) em um hotel que sequer permitia a entrada de negros. Filha de escravos, sentou-se no fundo do salão, separada de todos.

Rosa Parks (1913 - 2005)

Rosa Parks foi símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos durante os anos 60. Parks é muito conhecida por ter recusado ceder lugar no ônibus a um branco em 1955.

Milton Santos (1926 - 2001)

Esse é o Milton Santos, formou-se em Direito, mas se tornou o maior geógrafo brasileiro. Trabalhou com os conceitos de espaço e globalização. Chegou a ganhar o prêmio Vautrin Lud em 1994.

Machado de Assis (1839 - 1908)


Machado de Assis, poeta, romancista, cronista, dramaturgo, jornalista e crítico literário. Fundou a Academia Brasileira de Letras 

Patricia Era Bath 

Patricia Era Bath, oftalmologista nascida em 1942, foi a primeira pessoa negra a atuar como residente em oftalmologia na Universidade de Nova York e a primeira mulher negra a atuar como cirurgiã em UCLA. Criou um tratamento a laser para catarata.

Quer mais? Clique AQUI.

Sim, esse é a penas um top 5, mas existem muitos negros brilhantes ao nosso redor, assim como há brancos, vermelhos e amarelos. Não é a cor que define nosso caráter ou nossa capacidade intelectual, respeito e oportunidade são mínimos necessários para que todos possam ter seu lugar ao sol.

Até a próxima!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo