dezembro 01, 2017

Top 5 Filmes Sobre AIDS

Olá pessoa, tudo bem?
Hoje é considerado o dia mundial de luta contra a AIDS, um evento aparentemente insignificante, mas de grande impacto na vida das pessoas que sofrem com o vírus HIV.


O número de casos confirmados de AIDS tem crescido muito nos últimos anos, e ao contrário do que muitos pensam, não é uma doença exclusiva do universo gay, mas nos últimos anos a porcentagem de mulheres hétero infectadas tem sido bastante expressivo, na mesma proporção em que casos de abusos, estupros e violência com a mulher também aumenta.

Não sou especialista no assunto e por isso não vou trazer aqui um post tratando do tema, mas no quesito entretimento, posso trazer a reflexão através desse top 5, com filmes bem marcantes sobre o tema, filmes que valem a pena ser vistos, independente de você ser soropositivo ou conhecer algum portador da síndrome. AIDS não é brincadeira, vamos nos proteger e proteger quem amamos.

Philadephia (1993)

Sinopse: Andrew Beckett (Tom Hanks) é um promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia. Após descobrirem que ele é portador do vírus da AIDS, Andrew é demitido da empresa. Ele contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington), um advogado negro que é homofóbico. Durante o julgamento, este homem é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.


Gia - Fama e Destruição (1998)

Sinopse: Em tom de documentário é narrada a vida de Gia Maria Carangi (Angelina Jolie), uma jovem da Filadélfia que tenta a sorte em Nova York e logo se torna uma das top models mais requisitadas do mundo, sendo inclusive capa da Vogue e da Cosmopolitan. Mas sua fama meteórica vem acompanhada de uma paixão homossexual por Linda (Elizabeth Mitchell), que se tornaria o grande amor da sua vida mas era um relacionamento instável. Esta insegurança no amor, na família e em diversos momentos da sua vida a transformam em uma viciada em heroína, sendo que esta dependência às drogas cada vez mais incontrolável provocaria sua decadência.

The Normal Heart (2014)

Sinopse: 1981. Uma doença misteriosa se alastra pelos Estados Unidos, com alto grau de mortalidade: cerca de 50% dos infectados acabam falecendo. Como a imensa maioria é homossexual, ela logo é apelidada de "câncer gay" e, por preconceito, não recebe a devida atenção do governo norte-americano. Decidido a fazer com que as pessoas tomem conhecido sobre a epidemia causada pela AIDS, o escritor Ned Weeks (Mark Ruffalo) decide ir aos diversos veículos de comunicação para falar sobre o tema. Entretanto, a raiva contida em suas declarações assustam até mesmo seus colegas na organização não-governamental que presta auxílio aos infectados. Ao seu lado, Ned conta apenas com o apoio da médica Emma Brokner (Julia Roberts), que também está alarmada com a gravidade da situação.

Cazuza - O Tempo Não Para (2004)

Sinopse: A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza (Daniel de Oliveira), do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids.



Kids (1995)

Sinopse: Nova York serve de cenário para mostrar o conturbado mundo dos adolescentes, que indiscriminadamente consomem drogas e quase nunca praticam sexo seguro. Um garoto, que deseja só transar com virgens, e uma jovem, que só teve um parceiro mas é HIV soropositivo, servem de base para tramas paralelas, que mostram como um adolescente pode prejudicar seriamente sua vida se não estiver bem orientado. É impressionante, principalmente pela forma como o diretor trás para a fita uma abordagem próxima do documentário, dando ainda mais impacto para o espectador.

E aí, curtiram o post? Eu adoro filmes dramáticos e mesmo sendo biográfico ou uma obra de ficção, eles mostram uma realidade muito cruel para quem é acometido pela doença.

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo