julho 11, 2014

As luzes de setembro

Olá, estou de volta com mais uma resenha literária. 



Só pra variar, vou falar sobre mais um livro de Carlos Ruiz Zafón. Pra quem não o conhece, escrevi sobre ele aqui. Agora foi a vez de “As luzes de setembro”, um dos primeiros livros juvenis do escritor, que nas palavras do próprio, começou a escrever histórias que ele gostaria de ter lido quando era adolescente... e eu concordo!



Sinopse:Durante o verão de 1937, Simone Sauvelle fica de repente viúva e abandona Paris junto com os filhos, Irene e Dorian. Eles se mudam para uma cidadezinha no litoral da Normandia, e Simone começa a trabalhar como governanta para Lazarus Jann, um fabricante de brinquedos que mora na mansão Cravenmoore com a esposa doente.
Tudo parece caminhar bem. Entre Simone e Lazarus parece nascer uma amizade. Dorian gosta de ler e, muito curioso, quer entender como os bonecos de Lazarus funcionam. Todos estão animados com a nova vida quando acontecimentos macabros e estranhas aparições perturbam a harmonia de Cravenmoore: Hannah é encontrada morta, e uma sombra misteriosa toma conta da propriedade. Irene e Ismael desvendam o segredo da espetacular mansão repleta de seres mecânicos e sombras do passado. Em As luzes de setembro, aquele mágico verão na Baía Azul será para sempre a aventura mais emocionante de suas vidas, num labirinto de amor, luzes e sombras.

Título: As Luzes de Setembro | Autor: Carlos Ruiz Zafón | Ano: 2013 | Gênero: Fantasia, Juvenil | Editora: Suma | Onde Comprar: Amazon


Fazendo a mesma linha do seu primeiro livro “O príncipe da névoa”, As luzes de setembro é recheado de aventura, romance e suspense, assim como todo bom livro de ficção juvenil. E Zafón consegue nos manter presos ao enredo muito bem escrito, cheio de descrições poéticas e metafóricas. Seu vocabulário rico faz nossa imaginação viajar para o cenário onde a história se desenrola.

“Não vale a pena perder tempo tentando mudar o mundo, basta evitar que o mundo mude você.”

Os personagens, aparentemente simples e sem profundidade, crescem no decorrer da história, demonstrando que sempre podemos nos surpreender com eles, até mesmo com os vilões imaginários. Você não esperaria muito de uma família que perdeu seu patriarca, muda de cidade buscando uma nova vida, até que essa família descobre que seu benfeitor é um excêntrico fabricante de brinquedos que vive numa obscura mansão cheia de personagens sombrios.

“A solidão traça estranhos labirintos.” 

Eu não sou muito fã de histórias de fantasia, gosto mais das histórias que, mesmo sendo ficção, parecem reais, ainda assim, me fascina a forma como o Zafón escreve cada uma de suas histórias, misturando personagens e contos dentro de um mesmo enredo, isso é um diferencial que poucos escritores possuem.

“Num mundo de luzes e sombras, todos nós, cada um de nós precisa encontrar seu próprio caminho.”

Mas há algo que me incomodou um pouco nesse livro. A sinopse e o próprio título do livro, dão ênfase “as luzes de setembro”, mas esse fato que parece ser tão importante para o enredo, se perde no decorrer da leitura, e ao final, não esclarece o que elas significavam de fato. Enfim, caso alguém já tenha lido, possa me esclarecer, por que eu voei nesse ponto.

Bom, é isso. Espero que tenham gostado. Espero que leiam e que deixem aqui seu comentário a respeito. 

Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo