setembro 27, 2015

Resenha: Elevador 16 - As Crônicas dos Mortos

Olá pessoal, tudo bem?
Aproveitando a Maratona Nacional para adiantar algumas leituras encalhadas (leia-se e-books), e o livro escolhido da vez, foi Elevador 16, que eu adquiri em uma daquelas promoções que rolam no Amazon e o título me chamou bastante atenção, mas até então, não conhecia o trabalho do autor.

Confesso que me surpreendi muito com a leitura. Confira!

Image and video hosting by TinyPic
Sinopse: Estamos em 2017.Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, os astrônomos asseguram que o planeta passaria a uma distância segura e todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer...

Mas não podiam estar mais enganados. No dia em que o planeta estaria mais visível a olho nu, enquanto todo o mundo se preparava para observar o fenômeno, um grupo seguia para um compromisso chato: fazer hora extra num sábado, pois todos os projetos estavam muito atrasados.

Na hora do almoço, 16 pessoas entram no elevador... mas ele para entre dois andares. As comunicações não funcionam, nem alarmes ou celulares, ninguém aparece para ajudar. E eles não sabem que, em todo o mundo, algo muito estranho aconteceu. Em poucos segundos, 10 pessoas caem num surto coletivo, como que desmaiadas. Entre o desespero e tentativas de busca por ajuda, um deles começa a abrir os olhos. Mas eram olhos vazios, olhos do mal...

Título: Elevador 16 - As Crônicas dos Mortos | Autor: Rodrigo de Oliveira | Ano: 2014 | Gênero: Terror, ficção | Editora: Faro Editorial | 
Avaliação:
Image and video hosting by TinyPic

Apesar de gostar do gênero terror, eu nunca tinha tido a oportunidade de ler algum livro sobre zumbis e quando vi que poderia fazê-lo agora, não perdi tempo e inciei a leitura, sem nenhuma expectativa, o que foi bom, pois a escrita do Rodrigo é incrível e ele trouxe uma história aparentemente cotidiana e a inseriu em um contexto surreal, onde a aproximação de um novo planeta, recém descoberto pelos cientistas, e que aparentemente não afetaria significativamente a terra, será talvez, o responsável pelo apocalipse zumbi.

A vida de Mariana, nossa personagem, está indo de mal a pior, a partir do momento que seu teste de gravidez dá positivo e ela se vê totalmente despreparada para enfrentar o "problema", tendo em vista que sua relação com o futuro pai da criança não está indo nada bem. Uma discussão é inevitável e o clima fica tenso no ambiente de trabalho, em pleno sábado, dia em que o fenômeno da aproximação do planeta Absinto aconteceria. Ao sair para almoçar, Mariana, suas amigas, Raul e mais 12 pessoas ficam presas no elevador do moderno edifício de escritórios em plena avenida paulista, ao mesmo que a energia é cortada, todas as formas de comunicação parecem também ter parado de funcionar.


“Atraídos pela luminosidade, diversos daqueles indivíduos ergueram-se e se viraram na direção de Antônio, revelando a cena macabra.”

O clima que o autor cria é muito tenso e muito propício aos acontecimentos que se seguem, quando de repente, parte das pessoas presas no elevador desmaiam e logo acordam transformadas em zumbis famintos. A sensação enquanto lemos é de puro terror e desespero e nós ficamos imaginando mil formas de fugir daquela situação junto com os personagens.


“E para surpresa de todos, que se perguntavam o que estava atacando o amigo, uma das criaturas surgiu diante daquela pequena plateia horrorizada. Um verdadeiro pesadelo em forma humana.”

Não dá para falar muito do enredo, pois o livro é bem curto, tem apenas 70 páginas, mas a narrativa do Rodrigo é bem intensa, fluida e nos intervalos entre um acontecimento e outro, ele sempre deixa um suspense no ar, aquele momento em que a gente para de respirar antes de descobrir o que vem em seguida. Isso foi uma sacada muito boa e faz a história se desenrolar de forma brilhante.

“Eram sons que nunca poderiam ser atribuídos a seres humanos. Eram gemidos das trevas de seres sem alma e destinados a infligir sofrimento e morte aos homens.”

Essa história faz parte da série As Crônicas dos Mortos e apesar de eu não conhecer a obra, fiquei muito curiosa e empolgada para saber mais sobre a história que parece ter saído dos estúdios hollywoodianos de tão boa. Eu realmente fiquei impressionada com a qualidade do trabalho do Rodrigo.


“Então as criaturas avançaram contra ele ao mesmo tempo e os gritos forma ouvidos a distância, enquanto o sangue escorria pela abertura do elevador e caía no corredor do andar de baixo em jatos fortes.”

Não tenho o que falar da edição, pois li em e-book, mas amei a capa com o rosto de uma zumbi, não encontrei nenhum erro de revisão e ao final, a gente encontra a degustação do livro O Vale dos Mortos, que compõe a série As Crônicas dos Mortos.

E eu espero que vocês tenham curtido a resenha, curtinha, mas não poderia ser diferente, tendo em vista que eu não quero soltar spoilers. Quem quiser conhecer, pode adquirir o e-book gratuitamente no Site da Saraiva.

Até a próxima!!!


 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo