abril 05, 2016

Cidade dos Ossos (Os Instrumentos Mortais)

Olá pessoal, tudo bem?
Finalmente uma resenha para alegrar esse blog que andava carente de leituras, não é?


O livro da vez foi selecionado pelo minha TBR Jar e não era uma leitura que pretendia fazer no momento, mas não tive escolha e agora preciso me organizar para ler os livros seguintes da saga.

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.
Título: Cidade dos Ossos | Autora: Cassandra Clare A| Ano: 2013 A| Gênero: Fantasia, juvenil | Editora: Galera Record | Onde comprar: Amazon


O livro é de fantasia, mas a história se inicia como um romance normal, onde dois amigos que vivem na cidade de Nova York vão a uma boate. Tudo tranquilo até que Clary, nossa personagem principal observa uma movimentação estranha e imagina que algo suspeito está para acontecer, seguindo as pessoas ela se depara com uma situação inusitada, e nota que ela é a única que está vendo tudo aquilo. Parece bem estranho, mas o fato é que Clary acaba se inserindo nesse contexto de fantasia e se descobre com sendo parte de um mundo fantástico e totalmente invisível.


“Desconheciam o que era prolongar a vida em um mundo morto, no qual o sol se pendurava vacilante no céu como uma brasa queimada.”

A trama se desenrola com vários acontecimentos, onde sua mãe desaparece, ela vê demônios e pessoas cujas vidas pareciam normais, mas são de fato algum ser sobrenatural. E tem de tudo: vampiros, lobisomens, demônios, renegados, Nephilins, fadas, sereias, etc... Há várias esferas, vários lugares, portais e esconderijos que nós vamos descobrindo a cada capítulo, enquanto a vida da nossa personagem vira de cabeça para baixo. E é nesse contexto que ela conhece Jace, Alec e Isabelle que são os Caçadores de Sombras, linhagem da qual ela faz parte, mas não sabe ou não lembra pois sua memória foi apagada a pedido de sua própria mãe, que agora está desaparecida e não pode lhe dar satisfação sobre sua verdadeira identidade.


“Se havia uma coisa que ela estava aprendendo com tudo isso era a facilidade com que é possível perder tudo que se pensa que será para sempre.”

O livro é longo, ou seja, há muitos acontecimentos, e todos são indispensáveis para que tenhamos uma ideia de todo o contexto em que os personagens estão inseridos. Clary vai aos poucos entendendo a dinâmica de um mundo distante, a vida de um Caçador de Sombras e todos os perigos que a cercam. Intrigas, mentiras, traições e muita ação permeia todo o enredo. O que me faz entender porque tanta gente amou essa história. Ela é ricamente contada pela autora que não poupou criatividade na hora de criar personagens, lugares e acontecimentos.


“Que coisa mais exaustiva pensou Clary, lutar a vida inteira, e ter de continuar com a luta mesmo depois de ela ter chegado ao fim.”

Eu gostei muito dos personagens, especialmente do Jace, é claro, não pela beleza, mas pela sua personalidade tão única, me identifiquei logo com seu jeito sarcástico e ácido. A Clary também não fica atrás, ela é uma menina atrevida, do tipo que "não" aceita um não sem questionar o porquê. Os personagens secundários também são ótimos, como o Luke, melhor amigo da mãe de Clary que surge em várias facetas, sendo um dos responsáveis por algumas das reviravoltas na trama. Hodge também é um personagem que vai ter grande influência no desenrolar da história, além de Simon, melhor amigo de Clary, um mundano que acaba no meio de toda a confusão e até que se sai muito bem, mesmo sem ter poderes mágicos.


“E, apesar de não se surpreender, de saber exatamente o que ele iria dizer, mesmo assim ela sentiu as palavras como um sopro contra o coração.”

O desfecho me lembrou muito as histórias de Harry Potter, pois seguem aquela mesma linha de narrativa, mas eu não vou entrar em detalhes, deixarei apenas que vocês imaginem o que está para acontecer e duvido que vocês consigam adivinhar pois as muitas reviravoltas nos deixa meio tontos.


“Mais ou menos como o serviço de correios, caçadores de demônios nunca dormem.”

O que me incomodou no livro foram basicamente os longos capítulos, que apesar de fazer a leitura seguir, me cansava, pois nem sempre eu conseguia ler o capítulo inteiro de uma vez só e ficava meio perdida ao retomá-lo. Além disso, alguns poucos erros na revisão foram percebidos, mas não chegou a atrapalhar o entendimento. No geral, a edição é bem simples com folhas amareladas, fonte em tamanho confortável e a capa condiz bem com o enredo. Pena que minha edição não é a holográfica, mas ainda está de bom tamanho. A qualidade do obra é inegável.

E aí, curtiram? Quem já leu? Teçam seus comentários!!!

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo