agosto 23, 2015

Resenha: O Demonologista

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje finalmente, com muito atraso, trago para vocês a resenha de O Demonologista, um livro tão incrível que até a capa é única. Sou apaixonada por essa edição.

Bom, eu terminei de ler esse livro há umas duas semanas e já comecei outra leitura, então fico com um pouco de receio de não conseguir passar todos os detalhes da leitura para vocês, pois com o tempo algumas coisas se perdem, mas vamos tentar.

Image and video hosting by TinyPic Sinopse:'A maior astúcia do Diabo é nos convencer de que ele não existe', escreveu o poeta francês Charles Baudelaire. Já a grande astúcia de Andrew Pyper, autor de 'O Demonologista' é fazer até o mais cético dos leitores duvidar de suas certezas. E, se possível, evitar caminhos mal-iluminados. O personagem que dá título ao livro é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, 'Paraíso Perdido'. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma. Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico 'Paraíso Perdido', e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.


Título: O Demonologista | Autor: Andrew Pyper | Ano: 2015 | Gênero: Terror, suspense | Editora: DarkSide 


Avaliação:

Image and video hosting by TinyPic

O Demonologista conta a história de David Ullman um professor de mitologia cristã, tendo como foco a obra de John Milton, que trata especificamente de demônios, mas apesar de tudo, o professor é totalmente cético a respeito da existência de qualquer criatura sobrenatural. Somente quando recebe a visita de uma mulher que o convida para fazer uma espécie de trabalho em Veneza é que suas convicções começam a mudar.

“Algumas vezes as pessoas fecham a porta porque estão tentando encontrar uma maneira de fazer você bater nela.”

Então, desde que nosso protagonista parte em viagem com sua filha, muitas coisas estranhas começam a acontecer, desde o momento em que ele se depara com um acontecimento totalmente fora do comum, e especialmente quando sua filha misteriosamente desaparece, fazendo com ele passe a duvidar de suas crenças, ou melhor, da falta delas.

“Mais ainda, sou do tipo insistentemente racional, um estraga-prazeres no que diz respeito ao fantástico. Construí toda uma carreira com base na dúvida.”

Nesse momento, a história se desenrola numa busca totalmente insana para tentar reencontrar sua filha, tendo como "ajudante" o próprio demônio que luta para levar nosso personagem para mais próximo dele. Enquanto ele vai descobrir que sua "inocente" filha também guardava muitos segredos antes de, aparentemente, se suicidar.

“Não há mais acidentes, apenas significados e profecias.”

São muitos momentos assustadores, especialmente porque o livro é narrado em primeira pessoa e com isso, podemos sentir e saber tudo que se passa nos pensamentos do professor, enquanto ele tenta desvendar cada mistério em busca da sua filha. E eu adoro a sensação que o autor nos passa, nos deixando assustados e imaginando mil coisas durante as descrições das situações pela qual nosso personagem passa.

“O poder demoníaco procede não do mal, mas do conhecimento das coisas.” 

Não sei se por eu estar acostumada a ver filmes de terror, não me assustei tanto com a narrativa, em alguns momentos me pareceu mais um drama sobrenatural que um livro de terror, ainda assim, é um livro que causa arrepios em muitos momentos, especialmente para pessoas impressionáveis ou que não possuem o hábito de ler o gênero. A tensão de que algo está para acontecer permeia toda a trama.

“A experiência demoníaca é a única verdadeiramente universal de todas as experiências religiosas do homem.”

Eu gostei muito dos personagens. O David me lembra em alguns momentos o Robert Langdon do Dan Brown, porém mais família. sua amiga O'Brien, também é uma personagem incrível, inteligente, sagaz e cheia de vida apesar de tudo. A filha do David é uma garota de doze anos da qual eu não posso falar mais nada, rs.

“E, como um demônio, antes de reclamar a pessoa, ele a devora aos poucos, apaga o rosto que ela sempre apresentou ao mundo, para mostrar a coisa indesejada que está por dentro.”

Só uma coisa me incomodou no livro: O personagem é totalmente cético, do tipo ateu e não tem nenhum tipo de apego a misticismo, superstição ou religião – apesar de ser professor dessa área, mas ao se deparar com o primeiro acontecimento estranho ele instantaneamente passa a acreditar em tudo, inclusive passa a buscar em seus conhecimentos explicações para tudo que está acontecendo, como se ele fosse um cara super dogmático. Na minha opinião, ele poderia ter continuado cético por mais um tempinho, o que tornaria a trama mais envolvente. Não que não tenha sido, mas tipo, acho que ninguém passa a acreditar em fantasmas simplesmente por ver um vulto passando pela janela, pois procuraríamos explicações lógicas antes de acreditar no sobrenatural.

“A guerra contra o paraíso nunca foi travada no inferno, nem na Terra. O campo de batalha está em todas as mentes humanas.”

Enfim, o livro é incrível, eu gostei muito da escrita do autor, é envolvente, daquelas que você vira cada página querendo mais, mesmo com algumas notas de rodapé (achei algumas bem úteis), mesmo tratando de um tema obscuro, a leitura é fluida. Não encontrei nenhum erro de revisão e a edição, como já falei, e linda, perfeita, cheia de detalhes, tanto na capa, quanto na contracapa e na divisão das partes. Ao final, encontramos um material sobre a obra do Milton, de onde foram tiradas várias passagens usadas no livro.

Image and video hosting by TinyPic

É isso. Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre a obra. Essa resenha está disponível do Skoob e no Orelha de Livro.

Até a próxima!

 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo