janeiro 25, 2016

Para Todos os Garotos Que Já Amei

Olá pessoal, tudo bem?
Aproveitando o finalzinho das férias para adiantar algumas leituras e hoje trago para vocês a resenha de uma leitura bem bacana, de um livro que fez muito sucesso em 2015.


Esse livro me deixou muito curiosa quando o vi na Turnê Intrínseca, ano passado e logo fiquei ansiosa para ler, mas com a falta de tempo e uma meta de leitura apertada, só tive oportunidade de ler agora, e fiquei muito feliz, pois foi selecionado através da TBRJar.

Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Título: Para Todos os Garotos Que Já Amei Autora: Jenny HanAno: 2015 Gênero: Juvenil | Editora: IntrínsecaOnde Comprar: 

O livro conta a história de Lara Jean, um adolescente de 16 anos, que vive com seu pai e duas irmãs, após a morte da mãe seis anos antes. Ela é a filha do meio e após a ida da irmã para faculdade na Escócia, ela precisa tomar o posto de irmã mais velha e assumir as responsabilidades. Porém, ela é muito sonhadora e inocente, gosta de ler e ficar em casa, tanto que escreveu cartas de amor para suas únicas 5 paixões e seu mundo perfeito vira de cabeça para baixo, quando descobre que seu maior segredo foi enviado pelos correis para todos os garotos que ela já amou.


“De todas as coisas que guardo, acho que posso afirmar que as cartas de amor são meus bens mais preciosos.”

No decorrer da leitura vamos conhecendo os personagens principais, que são a Lara Jean, suas imãs Margot e Kitty, seu pai Danny e Josh o ex namorado de sua irmã, que é também um dos seus amores platônicos. Eles são muito amigos e a situação fica meio estranha após ele receber a carta, afinal ele foi namorado da sua irmã e ela já havia decidido que não iria rolar nada entre eles.

“Como deve ser ter um garoto tão apaixonado que chora por você?”

Mas o pior é que Peter Kavinsky um dos garotos mais populares da escola e namorado de sua ex melhor amiga também recebe a carta e a procura para tirar satisfação. O que vem a seguir é a coisa mais louca que poderia acontecer, mas eu não vou contar, você precisam ler. O fato é que a situação vai mudar radicalmente a rotina da Lara Jean e leva-la a fazer muitas loucuras.

“Balanço a carta como se fosse só um papel, um pedaço de lixo, como se no passado eu não tivesse derramado meus sentimentos naquelas páginas.”

Bom, eu estava muito animada com a leitura, e de fato é bem divertida, leve... tem uns dramas, mas nada tão denso, mas eu esperava que a história se desenrolasse em torno das cartas, o que acaba não acontecendo, isso serve apenas de pano de fundo para o romance que virá a seguir. É um romance bem improvável, mas que acaba se tornando o foco de todo o enredo. Tipo, são 5 cartas enviadas, mas basicamente dois personagens surgem para complicar a vida dela, os outros 3 mal são citados. E acho que teria sido bem mais desenvolvida a história se os outros garotos tivessem participado mais ativamente da trama.

“Cem anos atrás, caras de dezoito anos lutavam em guerras com baionetas e tinham a vida de outras pessoas nas mãos! Eles já tinham vivido muito quando chegavam à nossa idade. O que o pessoal da nossa idade sabe sobre o amor e a vida?”

Sobre os personagens: Eu gostei da Lara Jean, até me identifiquei com ela em alguns pontos, mas por outro lado, achei ela muito medrosa e cheia de mimimi. Em contrapartida, me apaixonei pela irmã mais nova a Kitty que era muito esperta e divertida, sempre com uma resposta na ponta da língua. O pai das meninas também era um fofo, apesar de interferir pouco na história. O Josh é um garoto ótimo, não é a toa que todos gostam dele. E o Peter, bom o Peter tem aquele jeito de playboy, mas no fundo é um cara legal e até que gostei muito dele, apensar das mancadas.

“Mas são os detalhes que compõem a vida.”

Ao final, eu gostaria que o livro tivesse tido um desfecho mais redondo, a autora deixou algumas coisas pendentes para o segundo livro, mas acabou parecendo que havia sido esquecido ou algo desnecessário para aquele momento. Ainda assim, fiquei bem curiosa para saber o que vai acontecer no segundo livro, e isso é o motivo porque eu odeio ler séries, pois parece que tudo que aconteceu no primeiro livro é apenas o começo. Tomara!!!


“É estranho ter passado tanto tempo desejando uma coisa, uma pessoa, e de repente isso parar.”

Ainda bem que já estou com o segundo na agulha

Não tenho o que falar sobre a edição, pois li em e-book, mas não encontrei nenhum erro de revisão e a capa é bem lindinha e condizente com o enredo.

Quem já leu me conta o que achou. Se não leu, leia!!!

Até a próxima!!


 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo