agosto 13, 2015

Solteiro em Trinta Dias

Oi gente, tudo bem?
Aproveitando a estreia do novo layout e nova URL do blog, trago para vocês a última resenha da Maratona Literária de Inverno, que já estava pronta, mas devido a alguns empecilhos, só saiu hoje.

Image and video hosting by TinyPic


Bom, o último livro que escolhi para ler durante a maratona foi Solteiro em Trinta Dias do Leonardo Barros, que é um autor nacional, parceiro aqui do blog e que ofereceu essa história em e-book com um superdesconto através do site do Amazon, e eu aproveitei para adquirir.

Esse livro entrou na maratona para integrar a semana temática do livro nacional. #MLI2015. Confira.

Imagem e vídeo pela hospedagem TinyPic
Sinopse: Durante dez anos, João Rickson, um acomodado compositor, foi casado com Ilíada Carla, uma ex-modelo belíssima e cheia de manias. Surpreendeu-se quando sua esposa o abandonou, obrigando-o a encarar uma nova e desafiadora rotina: a vida de solteiro. Ao longo de uma jornada em busca de prazer, amores proibidos, e de uma explicação plausível para o fracasso de seu casamento, João Rickson se depara com inúmeras situações hilariantes. Mas ele não está sozinho! A todo o tempo, os quatro amigos do rapaz, todos solteirões convictos, o enchem de ânimo e o orientam para novas formas de conquistas amorosas. A história se complica quando, após uma noite de embriaguez, João Rickson se vê diante da possibilidade de um misterioso crime.

Título: Solteiro Em Trinta Dias - Receitas de sucesso de um ex-otárioAutor: Leonardo BarrosAno: 2011Gênero: Comédia Editora: LB Editor


Uma das coisas que eu gosto no Leonardo Barros é que ele consegue escrever qualquer tipo de história, e diferente da ficção sobrenatural Presságio - ver resenha, esse trata-se de uma comédia. E como se não bastasse, ele inova mais uma vez em seu novo livro, trazendo um suspense de época - leia a sinopse. Enfim, o cara é massa!!!

Como o título sugere, tudo começa com a separação dolorosa entre João Rickson e sua esposa, até então perfeita, Iliada. Mas para que nosso personagem saia da fossa, seus amigos irão ajudá-lo a dara a volta por cima. O problema é que João não sabe como lidar com a nova condição de solteiro e parece que perdeu o jeito com as mulheres, enquanto sua ex-esposa que parecia ser uma santa começa a colocar as garras de fora.

Casar é a maior garantida e nobre forma de se evitar o sexo!

A princípio a gente se coloca no lugar da Ilíada, tendo em vista que o João é aquele tipo de cara que depois de casado e se vê em uma boa condição financeira, deixa de buscar crescimento pessoal e profissional, o que de fato, incomoda qualquer mulher moderna. Mas com o passar do tempo, nós começamos a ver o outro lado da moeda, e apesar de João precisar desse choque para cair na real, a mulher que ele escolheu para casar não é nada daquilo que ele imaginava.

“Se todas as mulheres do mundo fossem tão sacanas quanto Ilíada ou Belinda, eu acho que ser veado não seria uma ideia tão absurda assim!”

Assim, começa o desenrolar da trama, quando na primeira noitada do João como solteiro, coisas estranhas acontecem e ele não se lembra de noda porque bebeu demais. A cena parece coisa do filme "Se Beber Não Case", onde nosso personagem tenta encontrar respostas para o que aconteceu e para isso irá contar com a ajuda de seus amigos, que também vão tentar trazê-lo de volta a realidade, ou seja, a vida de solteiro.

“Levanta, faz cara de mau, coça o ovo, e vai ao banheiro lavar essa cara de virgem abandonada aos pés do altar, antes que alguém perceba que você é um otário!”

São muitas as situações em que o João Rickson se mete, e apesar da sua falta de jeito, ele até consegue se dar bem em alguns momentos. O problema é que sempre tem alguém para atrapalhar, opinar ou aconselhar, o que o deixa muito confuso e meio perdido, desconfiando de todos. São muitas reviravoltas na história e situações que me tiraram boa gargalhadas. É claro que eu não contar o desfecho porque são muitos acontecimentos, mas acho que pelo título e subtítulo já dá para ter uma noção.

“Pensava – e não estava completamente enganado – que a vida de solteiro era uma eterna caçada na qual o mais bonito e saudável devoraria um número maior de presas.”

O livro é muito divertido, criativo e com personagens bem construídos. Apenas duas coisas me incomodaram: a primeira foram alguns vícios de linguagens do autor, que se repetiram durante toda a história como "estacou" e "falou de si pra si", que achei desnecessário em alguns momentos, mas que não chegaram a interferir na leitura. A outra coisa foi o machismo e sexismo exagerado permeando toda a narrativa. Por mais que uma história seja escrita por um homem e para homens, eu vejo que isso só reforça as muitas situações constrangedoras a que nós mulheres estamos sujeitas. Isso me incomodou um pouco, pois eu esperava um pouco mais de sensibilidade por parte do autor.

“Meu querido, mulher não tem medo de ficar sem homem! Mas tem medo de que as amigas sejam escolhidas, e ela, não!”

Bom, é isso. Espero que tenham curtido a resenha, e não deixem de tecer seus comentários a respeito. Eles contribuem para melhoria do blog.

Aproveitem para comentar sobre o novo layout. Ainda faltam alguns detalhes, mas já quero saber a opinião de vocês!

Lembre-se que vocês podem conferir o que estou lendo, bem como todas as resenhas postadas aqui, através do Skoob e do Orelha de Livro.

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo