setembro 05, 2016

O Vilarejo

Olá pessoal, tudo bem?
A primeira resenha da Maratona setembro Nacional é com certeza de uma leitura muito marcante. E estou muito empolgada para falar dela para vocês.


O Vilarejo é sem dúvida uma leitura para impactar, coisa que o Raphael Montes faz com maestria.

Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Título: O Vilarejo | Autor: Raphael Montes | Ano: 2015 | Gênero: Terror, Suspense | Editora: Suma | Onde Comprar: Amazon



O Vilarejo, localizado no leste europeu, é um lugar que foi isolado pela neve durante o período da guerra, cujas famílias que lá permaneceram sofrem com o frio, a fome e as incertezas do futuro, tendo em vista a falta de comunicação com o mundo exterior e os perigos que podem estar fora de seus limites.

“O vilarejo vem sendo dizimado dia após dia. O luto sentou-se à mesa. Ninguém chora os mortos. Não podem desperdiçar energia lamentando a partida dos que não suportaram o frio e a fome.”

No prefácio, o autor nos apresenta o modo com concebeu a obra, envolta em um grande mistério, que lhe rendeu um ótimo material de pesquisa e muito trabalho para traduzir os escritos que vieram em uma linguagem esquecida. Ele explica ainda, que os textos se dividem em temas que ele classificou como pecados capitais. Só isso, já é suficiente para nos deixar assustados com o que estamos prestes a ler.


“É irônico que, na ficção, um homicídio surja como solução para seus problemas.”

Sendo assim, temos sete contos que se entrelaçam e vão nos mostrando o que há de mais sórdido na espécie humana causado por uma situação extrema, onde tudo se justifica, tudo age como uma influência para as atitudes daqueles moradores esquecidos por Deus, em uma época sombria que o enredo não deixa claro.


“Livros, Sra Branka, são completamente inúteis! Em momentos de crise como este que a senhora enfrenta, á descabido que a menina continue a estudar. (...) Use os livros como lenha.”

Os personagens são os mais diversos, crianças, idosos, homens, mulheres, ninguém está imune a influência daquela situação e o que temos são pessoas cujos pensamentos, desejos e personalidades acabam se tornando alimento para o que está por vir.



Eu não quero entrar em detalhes da trama, que ao final se somam a apenas uma história, senão iria tirar o suspense, mas devo dizer que os contos são bem macabros, e as imagens, bem como a edição nos causa essa sensação de pavor, onde manchas de sangue estampam algumas páginas, contribuindo para ampliar a sensação que cada conto nos causa, enquanto vamos identificando os pecados capitais em cada um deles.



Como bem diz a citação da Fernanda Torres na capa, "Raphael Montes cria uma seleção de histórias macabras digna dos melhores contos dos irmãos Grimm, sem deixar nada a dever a Stephen King." E para quem acabou de ler um livro do King, não posso deixar de concordar que já temos nosso mestre nacional do horror.


“Como um reflexo do mundo, este lugar reunia toda a sorte de pessoas mesquinhas e lamentáveis de que sempre me orgulhei.”

Bom gente, espero que tenham curtido a resenha, não sei se vocês conhecem a escrita do Raphael Montes, que eu adoro, esse é o segundo livro dele que leio e a paixão só aumenta, mas sei que é um gênero bem seletivo. Eu não recomendo para quem é muito sensível e se impressiona com facilidade, pois em alguns momentos a leitura se torna difícil pelo teor que aborda, passando por canibalismo, racismo, escravidão, etc. Mas para quem curte... e sei que tem algumas colegas blogueiras que adoram hehe... É uma leitura bastante rica.

Até a próxima!!

 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo