agosto 31, 2015

Resenha de filme: O Pequeno Principe

Oi pessoal, beleza?
Esses dias fui assistir um filme que estava esperando desde que ouvi falar que seria lançado, acho que há mais de um ano atrás. O Pequeno Príncipe. Baseado no livro de Antoine de Saint-Exupéry, um best seller quase tão famoso quanto a bíblia, que já possui uma versão em filme e agora sai em animação, para nosso deleite.

Image and video hosting by TinyPic

Bom, o filme conta a história de uma garotinha que tem toda a sua vida regrada e planejada pela mãe, com o objetivo de construir seu futuro, ou seja, ela precisa se preparar para se tornar uma adulta. O problema é que ela ainda é uma criança, mas foi "treinada" para não se comportar como uma, até que mãe e filha acabam indo morar ao lado de um velho aviador solitário...

Image and video hosting by TinyPic

Gente, eu nem sei por onde começar a falar sobre o filme porque ele é tão lindo, foi tão bem pensado para emocionar, ensinar lições e nos cativar que você se comove até com as partes engraçadas. Ver o nosso princepizinho aparecendo, rindo e saindo da páginas do livro é tão encantador que, por alguns momentos parecia que ele era real, apesar de toda a fantasia que permeia o filme, bem como pelo fato de ser uma animação.

Image and video hosting by TinyPic

O filme não é em si a história do livro, afinal, já existe um filme assim. Nesse, nós vemos a história contada pelo aviador, porém, muitos anos depois do seu encontro com o Pequeno Príncipe, que ele nunca esqueceu, e ele vê na garotinha, sua vizinha, a possibilidade de dividir com ela sua história e fazê-la conhecer o principezinho e as lições que aprendeu com ele. Mas como poderão notar, não dá para dissociar o livro do filme que o baseou.

Image and video hosting by TinyPic
Aqui, a história escrita e desenhada a mão pelo aviador aparecem como páginas soltas em forma de rascunho, nos remetendo ao livro como o conhecemos. E nossa personagem vai ser como o reflexo de nós mesmos lendo, nos apegando e nos emocionando com o pequeno príncipe. 

Image and video hosting by TinyPic

O filme busca trazer para a realidade o quanto a vida é muito mais do que ganhar dinheiro, trabalhar, ser socialmente aceito, ou seguir um padrão para poder se encaixar. O choque entre realidade e fantasia existente na trama fica muito evidente, mostrando uma espécie de vida real onde as pessoas esqueceram até da infância, a partir das escolhas de vida que cada um faz para si e para os outros. Se o livro usa de "metáforas inocentes" para explorar de forma crítica nossas escolhas para a vida, o filme vem para jogar na nossa cara aquilo que nós parecemos não enxergar. E esse tipo de coisa fica bem evidente até na fotografia do filme. 


Image and video hosting by TinyPic

Já que falei da fotografia, não posso deixar de reviver aqui as belíssimas imagens do filme, como a primeira vez que o príncipe aparece para o aviador, a raposa e o pôr-do-dol ao lado da flor. São imagens tão icônicas que retratadas no filme ficaram ainda mais belas. Eu adorei cada imagem repleta de significados.


      "Como tudo que é essencial pode caber em um só livro?"

E aqui eu deixo uma importante reflexão do filme para que todos nós façamos: O que é essencial para sua vida?

Quem ainda não assistiu, aconselho que o faça, pois todos precisam dessa mensagem de vida, de aprendizado e de amor que a história do livro e do filme nos transmite.

Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo