fevereiro 13, 2015

Coaching pessoal

Oi gente, hoje tenho um novo projeto para apresentar para vocês.
Alguém já ouviu falar de Coaching? Esse termo surgiu na minha vida a partir da minha graduação em Administração e é algo que tem se tornado palavra chave para o desenvolvimento pessoal e profissional mundo afora.


Coaching é uma palavra em inglês que significa "treinador", no nosso caso indica atividade de formação pessoal, que supõe o desenvolvimento pessoal em alguma área de sua vida. 
Trocando em miúdos, Coaching é um processo, que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de várias ciências, que produz mudanças positivas e duradouras, dando a oportunidade da visualização clara dos seus pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barrerias de limitação, para que se possa conhecer e atingir seu potencial máximo e com isso, alcançar suas metas. 
Enfim, é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados planejados.
Pode parecer complicado no início, mas para o nosso projeto é algo bem simples. Trata-se de chegar ao equilíbrio. 


Essa espécie de gráfico pizza, apresenta alguns ramos da nossa vida que precisam ser melhorados, onde devemos focar nossos esforços de melhorias. É um treinamento pessoal e um exercício para a vida.
Você pode usar esse modelo, que é apenas um exemplo ou fazer o seu próprio com as áreas que considerar importantes, que pode ter mais ou menos fatias, de acordo com a sua necessidade.

Regras:
  • A escala vai de 0 a 10, onde você dará notas aos aspectos da sua vida, que devem ser reais e possíveis;
  • Você deve estipular metas para os itens;
  • Definir o que é ideal;
  • Ao marcar as notas, você deverá ligar os pontos na tentativa de formar um circulo.
  • Você pode fazer o processo no início e no final do ano, a fim de ver o retrato da sua vida naquele período.


Objetivo:

Quando você traça a linha entre os pontos referentes as notas dadas a cada aspecto, é muito difícil que se forme um círculo. Isso significa que alguns pontos da sua vida estão sendo enfatizados em detrimento de outros, o que causa desequilíbrio. Nesse sentido, o objetivo é equilibrar a atenção que é dada a cada um desses aspectos. Quando você observa o gráfico e vê que sua atenção ao trabalho está com nota 10 e sua saúde com nota 2, fica claro que algo precisa ser mudado, e que talvez a causa da sua saúde estar tão mal pode ser o trabalho. E aí, é hora de mudar alguns hábitos e com isso, chegar ao equilíbrio. Quando você conseguir manter a mesma nota em todos os aspectos do seu gráfico, significa que sua vida melhorou. 
E saiba que não é necessário que seja nota 10. Quando você define o ideal, este deve ser baseado na sua realidade e nem sempre a gente pode ter tudo, por isso os aspectos devem ser reais e possíveis, para que não haja frustração ao tentar alcançar algo impossível. 
Além disso, você colocar no gráfico aspectos contrários e chegar a nota 10 em um significa chegar a 0 no outro, nesse caso é preciso rever as prioridades e redefinir suas metas.

Ao final, a gente percebe que não vale a pena concentrar todos os nossos esforços em apenas um objetivo e que o ideal é manter o equilíbrio.
Para complementar o projeto, quero indicar a leitura de O Ócio Criativo, que propõe um nova ordem baseado na simultaneidade entre trabalho, estudo e lazer.

Não deixem de comentar o que acharam do projeto!!!

Até a próxima!!!


 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo