março 13, 2015

O Chamado do Cuco

Oi gente,

aproveitando a folga para trazer mais uma resenha. Próxima semana será de provas, então estou numa correria para dar conta de todos os textos que tenho para ler. Uffa!!!


Estou muito feliz por estar fazendo ótimas escolhas dos livros que estou lendo, sempre busco maiores informações em blogs literários, que são ótimas fontes de sugestões. Sendo assim, cheguei ao Chamado do Cuco, que traz um enredo maravilhoso ao meu estilo. Vamos conferir!!


Sinopse: Um mistério elegante e emocionante impregnado da atmosfera de Londres - das ruas silenciosas de Mayfair aos pubs entocados do East End e à agitação do Soho – “O Chamado do Cuco” é um livro extraordinário, do autor Robert Galbraith (pseudônimo de J. K. Rowling). Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P.D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma singular série de mistério.



Título: O Chamado do Cuco | Autor: Robert Galbraith | Ano: 2013 | Gênero: Policial, Romance | Editora: Rocco | Clique na imagem da capa para comprar


Logo que li a sinopse de O Chamado do Cuco me interessei pela leitura e até então, não sabia que Robert Galbraith, o autor, era o pseudônimo de J. K. Rowling. Mas essa informação logo surgiu e fiquei um pouco receosa, pois havia lido Morte Súbita anteriormente e não gostei muito da leitura, pois achei um livro denso e com um enredo muito maçante. Mas resolvi dar mais uma chance a renomada autora dos apaixonantes livros de Harry Potter, os quais nunca li, não me crucifiquem, por favor! mas vi todos os filmes e não tenho dúvidas da qualidade da escrita da autora.

O livro começa com a notícia do suicídio de uma famosa modelo. Porém, seu irmão acredita em assassinato e fará de tudo para descobrir isso. Assim, ele contrata um detetive particular para encontrar as evidências que foram negligenciadas pela polícia. E em meio a pistas que parecem não levar a nada, Cormoran Strike vai tentando juntar cada peça a fim de descobrir o assassino de Lula Landry.

“Será que aprendera a compor o rosto neste arranjo mais fotogênico, para projetar emoção com tanta beleza?” 

A narrativa é bem detalhada, mas nunca cansativa, nos deixando sempre querendo saber mais detalhes da cena do crime, dos suspeitos e principalmente da relação entre patrão e secretária, que na minha opinião, era quando se davam os melhores momentos da estória. Cormoran e Robbin começaram com o pé esquerdo, mas acabam se tornando uma dupla de investigadores perfeita.

Acredito que Robert Galbraith buscou na saga Harry Potter inspiração para criar um enredo tão bem estruturado, com personagens profundos e maravilhosamente construídos. Nós quase conseguimos visualizá-los como pessoas reais, especialmente o protagonista Cormoran Strike, um veterano de guerra mutilado, bastardo de um famoso roqueiro, com uma história de vida que é um verdadeiro caos, e ainda assim é um homem apaixonante.

Robbin por sua vez, é o oposto, está noiva e chega como assistente temporária, para organizar o escritório/casa do detetive de uma maneira eficiente e discreta, mas vai ganhando espaço e se tornando mais que uma mera secretária.

Mesmo os personagens secundários são ricamente desenvolvidos e os cenários onde se passam os eventos são descritos com perfeição. E eu adoro como conseguimos sentir cada ambiente, o clima, a atmosfera que rodeia cada lugar.

“Mármore não é chique no nosso clima... é como morar no próprio túmulo.”

Ao final, o mistério é resolvido de forma bem surpreendente e apesar de eu ter cogitado quem seria o assassino, acabei descartando minhas suspeitas, pois algumas pistas não são esclarecidas antes do final, nos deixando um pouco às cegas. Acho que isso foi um artifício do autor para nos fazer participar da história, mas sem deixar que descobríssemos quem era o assassino.

“Na cadeia alimentar invertida da fama, as grandes feras eram perseguidas e caçadas.”

É claro que esse livro não é uma das obras de Agatha Christie, mas traz um mistério envolvente, com personagens marcantes em um contexto bastante atrativo para os leitores, que é o mundo da moda. Acho que é uma receita de sucesso que deve render uma série de livros, que é claro, irei comprar todos.

Já saiu a sequência e eu espero poder comprá-lo, não sei se ainda esse ano, pois minha lista está quilométrica, mas vou adorar acompanhar mais aventuras de Cormoran e Robbin. A boa notícia é que fiquei sabendo que o autor pretende escrever pelo menos sete livros tendo o Cormoran Strike como peça chave.

Então é isso. Espero que tenham gostado da resenha. Escrevi um pouco às pressas, mas acho que consegui contemplar tudo que queria expressar e aguardo seus comentários. Aos que já leram o livro, contem suas impressões...

Lembrando que vocês podem acompanhar o que estou lendo através do Orelha de Livro.

Em breve tem promoção de aniversário. Fiquem ligados!!!

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo