junho 21, 2015

Inverno no Brasil e no Nordeste

Oi gente, tudo bem?

Hoje vou colocar um pouco de geografia no nosso papo. E vou começar falando sobre o solstício de inverno, ou seja, o dia do ano quando a noite é mais longa que o dia, marcando a chegada do inverno e do frio tão característico dessa época, que começou exatamente hoje às 13:38h.




O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Sul está mais inclinado em direção oposta ao sol. O solstício de inverno é chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador. 

Posição do sol em relação a Terra
No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelas temperaturas amenas, dias mais curtos e noites mais longas. As regiões sudeste e sul do país são as mais afetadas com características típicas do inverno, sendo o restante do Brasil marcado por temperaturas mais equilibradas, com pouca variação térmica.

Esse ano, a presença do El Niño irá fortalecer as características dessa estação, que são chuvas intensas no sul do país e seca no centro e norte do país.

Mapas de precipitação, temperatura mínima e máxima, respectivamente.
Acessando o link é possível ver curiosidades sobre o clima nas capitais do país no site do CPTEC. Como por exemplo, a menor temperatura já registrada em Natal historicamente, foi no dia 04/07/1974, que chegou aos "gelados" 16,3º C, ou seja, isso é o mais frio que nós conhecemos rs.

Na região nordeste, a previsão dos meteorologistas é de que as temperaturas e precipitações fiquem na média das normais climatológicas, com exceção do Rio Grande do Norte, que pra variar deve chover abaixo da média. O que nos remente a essa imagem:


A região do semiárido também irá sentir o El Niño agir, e terá temperaturas mais altas e menor índice de precipitação que o normal. 

Nas próximas postagens, pretendo falar um pouco mais sobre os fenômenos climáticos que só ocorrem aqui no RN. Bem como outros assuntos que acho interessantes sobre o clima.

Acessando o site do CPTEC dá para brincar com os mapas e ver as previsões do tempo para todas as regiões, cartas sinóticas e varias informações sobre o clima. É muito legal!

E aí, vocês gostam do frio ou preferem o calor?

E não esqueçam de comentar o que acharam do post, que foi um pouco corrido, mas tá valendo.

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo