dezembro 01, 2015

Playlist: Dia Mundial de luta contra a AIDS

Image and video hosting by TinyPic
Olá pessoal, dezembro se incia com a campanha de luta contra a AIDS, uma doença causada pelo vírus HIV que ataca o sistema imunológico e leva a morte. Ainda não existe cura para essa doença sexualmente transmissível, apenas tratamentos a base de remédios que oferecem uma vida quase normal ao paciente.

Para se ter uma ideia, mais de 33 milhões de pessoas no mundo são portadoras do vírus HIV, e quem pensa que isso é privilégio dos homossexuais ou de pessoas que possuem vários parceiros se engana, pois 60% desse total mantém relações estáveis seja homossexual ou não, o que comprova que ninguém está imune a doença. Por isso, é importante que sempre que qualquer pessoa tenha relações sexuais sem camisinha ou fique exposta a uma situação de risco, como compartilhamento de seringas ou transfusão de sangue, por exemplo, aguarde 30 dias e faça o exame. Saiba aqui porque deve esperar 30 dias para fazer o exame.
Image and video hosting by TinyPic

Quem está sempre antenado a vida dos artistas, já deve ter ouvido falar que recentemente o ator Charlie Sheen assumiu ser portador do vírus há 4 anos. Esse tipo de notícia já não nos assusta tanto, visto que muitos famosos já se foram e alguns ainda lutam contra a doença. Posso listar vários famosos dos mais diversos segmentos como o jogador de basquete americano Magic Johnson, os cantores Freddie Mercury, Renato Russo e Cazuza, o escritor e jornalista Caio Fernando Abreu, o filósofo Michel Foucault, a modelo Gia Carangi, o ativista social Betinho. Ou seja, a AIDS não é preconceituosa, ela não escolhe cor, classe social, nível intelectual, sexo. Por isso, a prevenção é muito importante.

Quem se interessar pelo assunto, há muitos filmes que tratam do tema. Apesar de serem bem pesados e repleto de cenas fortes, acredito que vale muito pelas reflexões que traz, especialmente com relação ao preconceito sofrido pelos soropositivos: Filadélfia, The Normal Heart, Kids, Cazuza, Gia.

Bom, não existem muitas músicas que falem sobre AIDS, porque será, mas eu selecionei uma pequena playlist de músicas compostas por artistas que viveram essa experiência e que expressaram isso através de suas canções.


Essas músicas forma compostas em momentos inspirados pelo sofrimento que a AIDS causou nesses artistas. Esperam que apreciem.

Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo