janeiro 23, 2017

Top 5: Filmes Juridicos

Olá pessoal, tudo na paz?
Hoje é dia de To 5 e como estou de férias vendo muitos filmes, o tema de hoje é mais uma vez sobre cinema.


Filmes com essa temática são sempre controversos, cheios de emoção e tensão e por isso são sempre muito comentados e usados em salas de aula, por exemplo.

É claro que a minha seleção é bem particular, de filmes que gosto e que tratam desse tema tão fascinante, pelo menos eu acho. Confira a lista:

O Mentiroso


A comédia estrelada por Jim Carrey nos apresenta a Fltecher Reede, um advogado que não tem escrúpulos quando o assunto é ganhar uma causa, mesmo que precise mentir diante do juiz. Porém, suas mentiras está afetando sua vida pessoal e seu filho faz um desejo ao soprar as velinhas em seu aniversário de 5 anos e magicamente seu pai não poderá mais mentir. É claro, que isso gera uma grande confusão, especialmente porque ele precisa vencer uma causa milionária e fará de tudo para mudar sua condição. 
É um dos meus filmes preferidos do ator, e o melhor é que ao final, a frase "a verdade vos libertará" fica como uma linda lição para o desfecho do filme.

Erin Brockovich


A biografia de Erin Brockovich conta a história de uma mãe solteira com 3 filhos pequenos que sofre um acidente e perde a causa contra o cara que bateu em seu veículo e pede ajuda ao advogado que a contragosto lhe consegue um emprego em seu escritório. Logo, ela começa a pesquisar um caso muito estranho contra uma empresa que está poluindo a água de toda uma pequena cidade, deixando seus moradores doentes, com câncer e tumores. O caso toma grandes proporções e ela brilhantemente, mesmo sem conhecimento jurídico ajuda a ganhar a causa, considerada uma das maiores dos EUA.
O filme rendeu o Oscar de melhor atriz para Julia Roberts e é preciso ver o filme, para se encantar com a personagem, que pasmem, é real.

O Juiz


Estrelado por Robert Downey Jr e Robert Duvall, o drama conta a história do juiz Palmer que está sendo acusado de assassinato no dia do enterro de sua esposa. Robert Downey Jr é  Hank Palmer um brilhante advogado que resolve pegar o caso e livrar seu pai já idoso da acusação. Durante o processo de investigação, a relação familiar existente entre eles e os outros filhos se mostram frágeis e com problemas além do direito. Há cenas lindas e outras muito tristes. A ferida da relação de pai e filho é exposta durante o julgamento do pai além de todas as razões para cometer o crime. O desfecho é de arrepiar.
Ver Robert Downey Jr na pele do advogado Hank é ineteressante porque ao mesmo tempo que foge de seus personagens atuais, também se mostra muito parecido com sua personalidade, tanto ele quanto o Duvall tiveram atuações incríveis!

Filadelfia


O primeiro Oscar de Tom Hanks veio com essa incrível atuação nesse drama sobre preconceito, em um filme muito triste, revoltante eu diria, onde um advogado considerado brilhante por seus colegas é demitido após a descoberta de que era portador da AIDS. Sofrendo preconceito por suas condição e definhando com a doença, ele não irá desistir até provar que estava certo e vai contar a ajuda de Joe Miller, advogado interpretado por Denzel Washington, que vai deixar de lado seus próprios medos e preconceitos e ajudá-lo a vencer.
É um dos meus filmes favoritos, com meus atores favoritos e um enredo muito forte. Vale cada minuto.

O exorcismo de Emily Rose


Baseado em uma história real, o filme trata do julgamento do padre Moore que após a morte de Emily durante o ritual de exorcismo tenta provar sua inocência, ao impedir que a jovem interpretada por Jennifer Carpenter se tratasse com medicamentos e psiquiatras. A advogada do caso, busca de todas as formas mudar o depoimento do padre para convencer o tribunal de sua inocência,porém ele já está conformado com sua sentença e se nega fugir dos fatos.
O filme não é apenas uma história de terror, mas um drama de uma jovem que sofreu muito com a possessão demoníaca que a levou a morte. Acreditar na veracidade disso é critério de cada um.

Então, espero que tenham curtido esse top, selecionei filmes distintos, com temáticas diversas no ramo do direito. É claro que há muitos outros bons filmes sobre o tema, basta dar uma pesquisada, para quem gosta há bastante material.

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo