agosto 29, 2017

Biografia: Jerry Lewis

Olá pessoal, tudo bem?
No último dia 20/08 morreu o ator de comédia Jerry Lewis e o mundo perdeu um pouco a vontade de sorrir.


Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse nome, mas eu cresci assistindo seus filmes e foi quando conheci a verdadeira comédia, o humor pastelão e que influenciou e inspirou tantos humoristas mundo afora. Vamos conhecer um pouco sobre Jerry Lewis e seu legado repleto de boas gargalhadas.

Jerry Lewis, nome artístico de Joseph Levitch, nasceu em Newark, New Jersey, Estados Unidos, no dia 16 de março de 1926, numa família de judeus russos.. Filho de Danny Levitch, mestre de cerimônia e ator de Vandeville e da pianista Rachel Rae Levitch. Com cinco anos de idade começou a atuar.

Trabalhou com entretenimento noturno até encontrar-se com o cantor Dean Martin. O primeiro show que a dupla "Martin e Lewis" realizou, foi em 25 de julho de 1946, em Atlantic City. A dupla fez sua primeira aparição na tela do cinema em "My Friend Irma" em 1949. 


Sua fama ao lado de Dean Martin se deu com personagens em que um fazia o correto e o outro fazia o palhaço, formando a dupla Martin e Lewis. Os dois se distinguiam em relação a outras duplas dos anos 40, por se interagirem um com o outro durante as apresentações ao invés de seguir um roteiro. Com a popularidade da dupla, a DC Comics publicaram os gibis The Adventures of Dean Martin and Jerry Lewis, entre 1952 e 1957. Os gibis continuaram a ser publicados um ano após a separação da dupla e depois disso, a DC Comics continuou a faturar com os gibis The Adventures of Jerry Lewis, tendo somente Jerry Lewis como personagem principal.


Participou de vários filmes, mas os filmes The Delicate Delinquent, Rock-a-Bye Baby e The Geisha Boy, produzidos por Hal B. Wallis, não agradou Lewis em relação a comédia, pois não fazia o seu tipo. Em 1960, Lewis terminou seu contrato com Wallis com o filme Visit to a Small Planet, e partiu para a produção com o filme Cinderfella. Cinderfella foi lançado no Natal de 1960, a pedido do próprio Lewis, e a Paramount, querendo um filme para o mês de julho de qualquer jeito, mandou Lewis fazer mais um filme. Foi aí que Lewis estreou na direção com The Bellboy. Após esse filme, Lewis passou a dirigir outros filmes com Bill Richmond o ajudando no roteiro, como The Ladies Man e The Errand Boy de 1961, The Patsy de 1964 e o conhecido The Nutty Professor de 1963, o qual ganhou uma refilmagem protagonizada por Eddie Murphy em 1996 e sua sequência em 2000 chamada, Nutty Professor II: The Klumps, ambas produzidas por Lewis para a Universal Pictures e Image Entertainment.


Entre suas comédias mais famosas estão: "Os Malucos do Ar" (1952), "Ou Vai ou Racha" (1956), "Bancando a Ama Seca" (1958), "O Professor Aloprado" (1963), "O Rei da Comédia" (1982) e "Rir é Viver" (1995). Em 1996 assinou um contrato de 1,5 milhões de dólares para escrever sua autobiografia.

Casou-se no dia 3 de outubro de 1944 com Patti Palmer (nome artístico de Esther Calonico). Lewis só foi trabalhar solo e depois com Dean Martin, quando Palmer ficou grávida do primeiro filho. O casal e separou-se em setembro de 1980 e tiveram 6 filhos. Três anos depois casou-se com SanDee Pitnick no dia 13 de fevereiro de 1983. Lewis na época tinha 56 anos. Os dois casaram-se em Key Biscayne, na Flórida. À época, SanDee tinha 32 anos e era dançarina. Com a segunda esposa, teve uma filha.


Em 1966, Lewis, com 40 anos, viu sua carreira declinar aos poucos com seus filmes de pouca bilheteria. Com isso, Lewis terminou o seu contrato com a Paramount e assinou com a Columbia Pictures, onde passou a fazer mais alguns filmes. Lewis foi professor de direção na University of Southern California, em Los Angeles, por muitos anos, tendo alunos como Steven Spielberg e George Lucas.


Na televisão, Lewis teve três programas chamados The Jerry Lewis Show. O primeiro foi em 1957 na NBC, o segundo foi em 1963 na ABC que tinha sido um fracasso de audiência e cancelado 13 semanas depois, e o terceiro em 1967 na NBC novamente. Em 1984, Lewis teve o seu próprio talk show que durou somente cinco semanas. Lewis e seus personagens populares foram transformados em desenho em Will the Real Jerry Lewis Please Sit Down?. O desenho da Filmation foi transmitido pelo canal ABC em 1970, e teve somente 18 episódios. A série estrelou David Lander (Laverne & Shirley) fazendo a voz de Lewis.



Lewis retornou aos cinemas em 1981, com o filme Hardly Working, em que estrelou e dirigiu. Mesmo tendo sido um fracasso de crítica, o filme arrecadou 50 milhões de dólares nas bilheterias. 

Em 2013, teve uma participação no filme brasileiro Até que a Sorte nos Separe 2, com Leandro Hassum e Camila Morgado, onde Jerry Lewis fazia o papel de camareiro.


Lewis sofreu por anos de dores nas costas, decorrentes de uma queda que quase o deixou paralisado durante uma apresentação no Sands Hotel, em Las Vegas em 1965. Além disso, Lewis combateu um câncer de próstata, diabetes, e fibrose pulmonar, e teve dois ataques cardíacos. O tratamento com Prednisona contra a fibrose pulmonar fez com que Lewis ganhasse peso, mudando totalmente a sua aparência. 

Foi um militante dedicado à causas sociais, apresentou um programa beneficente anual, o Jerry Lewis MDA Telethon, com o objetivo de ajudar a Muscular Dystrophy Association. Recebeu da Academia de Arte e Ciência Cinematográfica o prêmio Jean Hersholt Humanitarian Award, o Oscar Humanitário. Foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pelos 50 anos que passou angariando fundos para a causa da distrofia muscular.


Faleceu na manhã do dia 20 de agosto de 2017 em sua casa em Las Vegas, aos 91 anos, devido a uma doença cardíaca em estágio terminal.

Prêmios:
  • 1952 – Ganhador do Photoplay Special Award do Photoplay Award (dividido com Dean Martin).
  • 1954 – Ganhador do Golden Apple Award na categoria "Melhor Ator Cooperativo" (dividido com Dean Martin).
  • 1965 – Ganhador do Golden Laurel Special Award do Golden Laurel Award.
  • 1998 – Ganhador do Lifetime Achievement Award in Comedy do American Comedy Award.
  • 1999 – Ganhador do Career Golden Lion Award no Festival de Venice.
  • 2004 – Ganhador do Career Achievement Award do Los Angeles Film Critics Association.
  • 2005 – Ganhador do Governors Award do Emmy Award.
  • 2005 – Ganhador do Lifetime Achievement Award do Las Vegas Film Critics Society Award.
  • 2005 – Ganhador do Golden Camera for Lifetime Achievement Award do Golden Camera Award.
  • 2005 – Ganhador do Nicola Tesla Award do Satellite Award.
  • 2006 – Ganhador do Satellite Award na categoria "Melhor Artista Convidado" pela série Law & Order: Special Victims Unit.
  • 2009 – Ganhador da estrela da Calçada da Fama de Nova Jersey.
  • 2009 – Ganhador do Jean Hersholt Humanitarian Award no 81º Academy Award.

Curiosidades:
  • É considerado um dos grandes comediantes do século XX;
  • Ficou conhecido como O Rei da Comédia, por coincidência, nome de um seus filmes;
  • Foi apresentador da cerimônia de entrega do Oscar em 1956, 1957 e 1959;
  • Apesar de divulgar que seu nome verdadeiro é Joseph Levitch registros oficiais indicam que seu nome verdadeiro é Jerome;
  • Declarou ter sido expulso do colégio após socar o diretor, que supostamente o havia ofendido com comentários anti-semitas.;
  • Costuma dizer que não há diferenças entre tragédias e comédias;
  • É conhecido por dar ou jogar fora as roupas que usa, ao invés de lavá-las. Nunca repetiu um terno ou um par de meias;
  • Chegou a ter 24 carros e 88 smokings diferentes ao mesmo tempo;
  • Escreveu 10 roteiros em 10 anos;
  • Escreveu, produziu e atuou em The Day the Clown Died (1972), filme nunca lançado;
  • O personagem Professor John Frink (Os Simpsons) é baseado no antológico papel de Lewis como Professor Kelp de Professor Aloprado (1963);
  • Lewis chegou a dublar o personagem em um episódio (Treehouse of Horror XIV, parte Finkenstein);
  • O astro Sammy Davis Jr. o chamou de "grande falso branco" por causa de seu desempenho como dançarino;
  • Eleito um dos 50 Maiores Diretores de Todos os Tempos pela revista Enteitainment Weekly;
  • Para ele, O Biruta e o Folgado (1952) é o preferido de sua parceria com Dean Martin, por retratar o que eles melhor tinham como equipe;
  • Recebeu proposta para interpretar o personagem Jerry/Daphne, de Quanto Mais Quente Melhor (1959), mas se recusava a se vestir de mulher. Billy Wilder ofereceu para Jack Lemmon e ele acabou recebendo indicação ao Oscar por sua atuação. Lewis chegou a dizer que Lemmon o enviaria chocolates todos os anos em forma de agradecimento;
  • Em 2006, durante uma viagem, sofreu um ataque cardíaco;
  • Fã declarado do compositor Al Jonson, autor de inúmeros sucessos presentes em filmes de todas as épocas, como O Aviador (2004), Tiros na Broadway (1994), além de séries de TV, como Os Waltons (1974);
  • Possui duas estrelas na Claçada da Fama: por seu trabalho no Cinema, situada no número 6801 da Hollywood Boulevard e no 6150 da mesma rua pelo desempenho na TV;
  • Em 2007, durante um de seus show beneficentes, teve que se desculpar por fazer um piada com um câmera sobre homossexualismo.
Bom, depois disso tudo, não se pode negar a genialidade do Jerry Lewis, enquanto artista, mas principalmente enquanto comediante. Para mim, o melhor. Eu era apaixonada por ele na minha infância e fiquei imensamente triste com sua perda. Mas sei que ele deixou bons frutos e inspirou muitos bons comediantes contemporâneos.

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo